As obras do Hospital Estadual Geral de Cariacica, localizado na Rodovia Leste-Oeste, estão a todo vapor. A unidade vai ser inaugurada até o final de 2026. A informação foi dada pelo governador Renato Casagrande (PSB), na manhã de sábado (18/10), ao participar do dia D de Mobilização da Campanha de Multivacinação no Espírito Santo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaquari, em Cariacica.
O hospital está localizado num terreno de 35.842,14 metros quadrados. Todavia, o empreendimento, construído pelo Governo do Estado, por meio do pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), possuirá uma área total construída de 37.976,67 m², distribuídos em seis blocos, sendo o mais alto deles o Bloco B com oito pavimentos e com o total de 408 leitos.
“As obras do Hospital Geral de Cariacica estão indo muito bem. No ano que vem, nós vamos inaugurar esse hospital. Está indo bem, está na fase de acabamento. O hospital está ficando bonito”, afirmou Casagrande.
De acordo com o DER/ES, o panorama executivo atual do Hospital Estadual Geral de Cariacica revela o pleno cumprimento das etapas estruturais primárias, com as fundações e superestruturas concluídas em todos os blocos, exceto a superestrutura do bloco ‘E’, viabilizando o avanço das etapas subsequentes.
A contenção de talude, realizada por meio de concreto projetado com tirantes, segue em andamento no trecho que compreende os blocos A, B, C, D e E. As instalações prediais — elétricas, hidrossanitárias e de sistemas — apresentam desenvolvimento contínuo, notadamente nos blocos A, B, C, D e F, com atenção redobrada nos blocos A e B, considerados críticos à linha de produção da obra.
A aplicação de manta asfáltica elastomérica, relativa à impermeabilização de coberturas e reservatórios técnicos, está concluída no Bloco A e D e prossegue nos Blocos B, C e F, ainda não iniciada no Bloco E. As alvenarias encontram-se praticamente concluídas nos blocos A, B e D, em andamento no Bloco C e pendentes nos demais.
O sistema de drywall avançou significativamente com a primeira face já executada nos Blocos A e B, aguardando o fechamento definitivo e acabamento após finalização das instalações. As instalações de Climatização encontram-se em andamento no Bloco B, C, D e F, as quais apresentam significativos avanços em relação as instalações de Dutos. No campo da infraestrutura externa, a drenagem está concluída nos Blocos A e B e segue em execução no Bloco D, enquanto os serviços de pavimentação, paisagismo e urbanização permanecem em fase de planejamento.
Espírito Santo tem mais de 22 mil doses aplicadas no dia D de Multivacinação
A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que, até às 17 horas de sábado (18/10) foram contabilizadas, no sistema Vacina e Confia (VeC), o total de 22.142 mil doses aplicadas durante o dia D de Mobilização da Campanha de Multivacinação no Espírito Santo. Desse total, 15.875 foram aplicadas no público de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
O quantitativo superou a expectativa da Sesa, que era de aproximadamente 15 mil doses para o dia D deste ano. Os dados são ainda mais expressivos quando comparados aos do dia D de 2024, quando naquela ocasião o Estado registrou 13.996 doses aplicadas, apresentando um aumento de 58,20% em um ano.
“Os esforços e a parceria entre o Estado e os municípios, além dos esforços dos profissionais de saúde e a adesão das famílias fazem parte desse importante resultado”, comemorou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
O governador Renato Casagrande chegou à UBS de Itaquari pouco depois das 9 horas. Foi recebido pela vice-prefeita e secretária Municipal de Governo, Shymenne de Castro (PSB). O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que se encontra em agendas no interior do Estado, onde se reuniu com lideranças políticas, empresariais, religiosas e comunitárias para discutir o futuro do Espírito Santo, conversou com Casagrande pelo celular. Na hora da convcesa, Euclério estava em São Domingos do Norte, na Região Noroeste capixaba.
“A vacina é muito importante para a gente poder evitar doenças e ter uma sociedade saudável. Vacinar é um sentido de proteção da vida, e respeito às outras pessoas”, destacou o governador Renato Casagrande.
Ele concluiu: “Importante atualizar o cartão de vacina em qualquer idade. Estamos fazendo um chamamento das crianças, jovens e adolescentes para que possamos ter nossa sociedade saudável. São 600 postos de vacinação nos 78 municípios capixabas para que possamos atender a todos. Estamos recuperando nosso percentual de vacinados após um período em que as informações falsas provocaram uma queda nesse índice”.
Sobre a Campanha
A Campanha de Multivacinação teve início no último dia 06 de outubro em todo Estado e acontece de forma seletiva, a fim de alcançar crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não receberam as vacinas previstas no Calendário Nacional ou daqueles que estão com esquemas incompletos.
Além desse público, a estratégia de vacinação também oferta a vacina contra o HPV a adolescentes de 15 a 19 anos que que não foram imunizados e a vacina contra o Sarampo a pessoas com até 59 anos e profissionais de saúde que estejam com a situação vacinal desatualizada. Ela segue até o dia 31 de outubro.