Carregando...

Ao inaugurar, na manhã de quarta-feira (30/07), os dois primeiros Totens de Segurança do município de Viana, o governador Renato Casagrande reforçou a mensagem que vem mandando para a bandidagem e que, ao mesmo tempo, é tranquilizadora para a sociedade capixaba: graças aos investimentos na tecnologia e nas forças de policiais feitas pelo Governo do Estado, a sensação de impunidade vai cair cada vez mais. “‘Quem cometer crimes no Espírito Santo vai ser alcançado e preso”, garantiu o governador.

Em Viana, os Totens de Segurança, que fazem parte do parque tecnológico do Governo, passam a funcionar à disposição da população na pracinha de Marcílio de Noronha e em Viana-Sede. Os novos equipamentos têm o objetivo de aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio. O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos provenientes do Tesouro Estadual.

“Quem quiser cometer crime no Espírito Santo, saiba que vocês serão alcançados e presos. Já instalamos dois Totens de Segurança em Cariacica e esse em Marcílio de Noronha é o terceiro. Já transformamos essa região com diversas obras de infraestrutura. Fizemos a pavimentação de todas as ruas e hoje temos um outro bairro. Agora com os totens de segurança, vamos avançar numa redução ainda maior da criminalidade”, afirmou o governador Casagrande.

O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, falou sobre a importância da iniciativa. “Sabemos que muito foi feito e os resultados estão aí para todos verem. Quase 300 foragidos presos nos últimos meses por conta do reconhecimento facial. E vamos seguir fazendo muito mais até tornarmos o Espírito Santo um dos Estados mais seguros do Brasil. Aqui quem deve à Justiça não terá vida fácil. É mais segurança e liberdade para o cidadão e para famílias capixabas”, afirmou.

As estruturas robustas e imponentes, possuem quatro metros de altura, voltadas ao monitoramento urbano inteligente. São equipados com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que nos diversos locais do País e do mundo onde a estrutura foi implantada, os índices de criminalidade caíram.

“A gente tem dados científicos que comprovam a eficiência desta tecnologia. Em outros estados do País onde ela foi implantada, além de outros países que também visitamos, a sensação de segurança da população aumentou e os índices de violência naquelas localidades caíram. E o Governo do Estado, dentro das diretrizes do programa Estado Presente, sempre busca inovação e experiências que tenham dado certo em outros lugares, para trazer à população do Espírito Santo”, pontuou Damasceno.

A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.

O sistema será totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do Governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190), fortalecendo a prevenção e a redução da criminalidade e da violência, funcionando como pontos de vigilância ativos, ampliando a presença das forças de segurança nos espaços públicos e aprimorando a resposta a situações de risco.

Os Totens vão dispor de botão de comunicação, por meio do qual qualquer cidadão poderá falar com o Ciodes 190 e se comunicar com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, contribuindo para a inibição da prática de crimes e acelerando a resposta em caso de emergência.

(Fotos: Mateus Fonseca/Governo-ES)