Carregando...

O governador Renato Casagrande (PSB) assinou, na quinta-feira (20/03), a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do Ginásio Jones dos Santos Neves, conhecido também como “DED”, localizado no bairro Bento Ferreira, em Vitória. O objetivo é expandir a capacidade atual do equipamento de 400 para 1.100 lugares, proporcionando maior conforto aos usuários e adequando a estrutura aos mais elevados padrões de qualidade esportiva.

Na parte da tarde, Casagrande transferiu comando do Governo do Estado para o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), pois vai se licenciar do cargo, a título de férias, no período de 21 a 31 de março, conforme dispõe a Lei nº 11.757/2022. Ele retorna ao exercício do cargo de chefe do Executivo Estadual no próximo dia 1º de abril de 2025.

“Vou tirar uns dias para recarregar a bateria, mas o Espírito Santo segue em ritmo acelerado no comando do Ricardo Ferraço. Vou recarregar as energias para voltar com muito mais disposição para continuar produzindo cada vez mais para os capixabas. Ricardo vai assumir a condução dos trabalhos do Governo, o Estado continuará no mesmo ritmo, com todas as ações sendo desenvolvidas com seriedade e transparência. Isso é uma segurança para nós capixabas”, disse o governador Casagrande.

Ricardo agradeceu por mais essa oportunidade, de assumir o comando do Governo do Estado, e assegurou que não deixará o ritmo cair: “Governador, vou trabalhar no ritmo do Casão. Pode tirar férias com dona Virgínia com tranquilidade. Todo nosso Governo e o nosso mandato vão estar dando continuidade às ações desenvolvidas”, afirmou o vice-governador.

O investimento no Ginásio do DED será de R$ 29,8 milhões, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) – administradora do espaço. A previsão de conclusão das obras é de 10 meses. O evento contou ainda com a participação de Ricardo Ferraço; dos deputados estaduais Denninho Silva (União Brasil) e João Coser (PT); dos secretários de Estado José Carlos Nunes (Esportes e Lazer) e Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo); e de diversos membros da comunidade esportiva.

“Queremos o esporte como um instrumento para melhoria da qualidade de vida e também de oportunidades para nossos jovens encontrarem um caminho. Estamos fazendo esse investimento em um ginásio histórico, que poderá receber competições nacionais e internacionais e servir como local de treinamento para as nossas equipes. Antigamente nossos atletas saíam do Espírito Santo para treinar. Hoje fortalecemos nossa estrutura e até recebemos atletas de outros lugares que escolheram nosso Estado como base de treinos”, pontuou o governador Casagrande, que lembrou ainda as ações voltadas ao esporte amador.

A reforma tornará o ginásio apto a receber oficialmente as modalidades de basquete e vôlei, cumprindo rigorosamente todos os requisitos dimensionais exigidos. Além disso, estão previstas melhorias significativas no piso esportivo, nas arquibancadas e em toda a infraestrutura do espaço.

“O Governo do Estado reafirma seu compromisso com o esporte ao assinar esta ordem de serviço logo depois da grande entrega que fizemos na Sesport, há apenas uma semana, quando inauguramos o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência e as reformas dos ginásios de ginástica e de lutas. E agora vamos iniciar as obras para entregar mais um ginásio moderno, sustentável e adequado para competições de alto nível. Com essa reforma e ampliação, o DED se tornará uma referência para a prática do basquete e do vôlei”, destacou o secretário Nunes.

Os materiais selecionados durante a fase de projeto têm como objetivo reduzir significativamente os custos de manutenção, tornando o ginásio mais sustentável. Adicionalmente, o projeto contempla a implementação de sistemas de energia solar e reaproveitamento de águas pluviais, reforçando ainda mais o compromisso com práticas ambientais responsáveis. Essa intervenção assegurará não somente conforto para atletas e torcedores, mas também oferecerá um ambiente moderno e funcional, permitindo a realização de eventos esportivos de alto nível técnico e competitivo.

O Ginásio Jones dos Santos Neves foi inaugurado como Casa do Estudante Capixaba, no dia 15 de novembro de 1950. Após um período de 16 anos sob administração municipal, o equipamento voltou a ser gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em 2022.

(Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES)