Já está nas mãos do governador Renato Casagrande (PSB) a lista contendo o nome dos três candidatos mais bem votados para comandar o Ministério Público do Estado do Espírito Santo no biênio 2024/2026. São eles: os promotores de Justiça Pedro Ivo de Sousa, que obteve 146 votos na eleição realizada nesta sexta-feira (22/03); e Francisco Martínez Berdeal (132 votos); e a promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, com 97 votos. Casagrande decidiu que vai ouvir os três membros do MPES em reunião separada, em seu gabinete, no Palácio Anchieta, nos próximos dias, para depois anunciar do(a) novo(a) procurador(a)-geral de Justiça do Estado.
A lista tríplice foi entregue ao governador Casagrande pela atual procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, no final da tarde desta sexta-feira. Ela esteve no Palácio Anchieta, na Cidade Alta, em Vitória, por duas vezes: às 15 horas, participou da cerimônia de abertura de um evento para celebrar o Dia Mundial da Água, em que o Governo do Estado e o Ministério Público anunciaram ações em prol da preservação do meio ambiente e da apresentação do Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa do Espírito Santo.
Depois de fazer uma breve manifestação na cerimônia, onde falou já em tom de despedida (a posse do novo chefe do MPES será no dia 2 de maio), Luciana Andrade deixou o Palácio Anchieta e foi para a sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Praia de Santa Helena, em Vitória, para acompanhar a apuração dos votos. Depois, voltou à Cidade Alta para entregar o ofício ao governador com os três nomes que disputam a sua sucessão.
Renato Casagrande tem até 15 dias para definir o nome para o cargo. Nesse período, ele vai convidar Pedro Ivo, Francisco Berdeal e Maria Clara para uma reunião, a fim de ouvir de cada um as suas propostas de gestão. O governador tem salientado nos últimos dias a importância da independência e harmonia entre os Poderes como forma de sucesso do Espírito Santo nas políticas públicas, no crescimento econômico e o desenvolvimento social. Ao final dos três encontros, ele anunciará o nome de quem vai comandar o Ministério Público Estadual. O governador não é obrigado, conforme reza a Constituição Estadual, a escolher o mais votado da lista tríplice. Ele mesmo já declarou à imprensa que a Constituição o delega a optar por um dos três nomes, mas não o obriga a escolher quem foi mais votado.
Também disputaram a eleição para a formação da lista tríplice o procurador de Justiça Marcello Souza Queiroz (82 votos); o promotor de Justiça Danilo Raposo Lírio (64 votos); e o procurador de Justiça Josemar Moreira (26 votos). A eleição foi realizada por meio do sistema informatizado de voto à distância do MPES. Cada membra(o) poderia votar em até três candidatos. Do total de 268 membros do MPES em atividade e aptos a votar, todos registraram o voto no sistema.
Confira a votação:
Pedro Ivo de Souza – 146
Francisco Martínez Berdeal – 132
Maria Clara Mendonça Perim – 97
Marcello Souza Queiroz – 82
Danilo Raposo Lírio – 64
Josemar Moreira – 26
Votos em branco – 257
Nulos – 0
Membras(os) que votaram – 268
Membras(os) que não votaram – 0