O prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), já tem em mente um nome certo para ocupar uma das mais importantes pastas de sua futura gestão, que é Secretaria Municipal de Defesa Social (Sedes). Trata-se de sua vice-prefeita, Gracimeri Gaviorno (MDB), que é delegada de Polícia Civil aposentada. A menção ao nome de Gracimeri, que foi chefe da Polícia Civil no terceiro mandato do governo Paulo Hartung, foi feita pelo próprio Weverson, ao sair de uma reunião com o governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta, na manhã desta terça-feira (29/10).
Mais cedo, Weverson, que se reuniu com Casagrande ao lado do atual prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), seu padrinho político, já havia dado entrevista à imprensa informando que irá renovar o secretariado da atual gestão. No entanto, disse que alguns nomes técnicos e com grande bagagem profissional devem ser mantidos. Weverson já havia afirmado, durante a comemoração de sua vitória, no domingo (27/10) à noite, que vai renovar boa parte do secretariado: “Será um novo governo e, por isso, tem que ser uma renovação na equipe”, declarou o prefeito eleito.
Ao sair do gabinete do governador, Weverson Meireles foi questionado pelo Blog do Elimar Côrtes sobre nomes para o futuro secretariado. Ele disse que os nomes ainda serão definidos nos próximos dias e que uma equipe de transição está sendo montada. Entretanto, sobre o nome da delegada e sua vice-prefeita Gracimeri Gaviorno, o prefeito eleito respondeu: “A doutora Gracimeri é qualificada para ocupar qualquer cargo no futuro secretariado. Inclusive na área da segurança pública”.
O atual secretário de Defesa Social da Serra é o também delegado aposentado Joel Lyrio Júnior, que já foi chefe da Polícia Civil no primeiro governo de Renato Casagrande (2011/2014). Gracimeri foi chefe da Polícia Civil capixaba de janeiro de 2015 a novembro de 2016. Foi substituída por delegado Guilherme Daré. Ao sair do comando da PCES, Gracimeri Gaviorno se tornou subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Em 2017, ela assumiu a titularidade da Sesp por duas vezes, por conta das férias do então titular, André Garcia.
Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno é natural de Colatina. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais na FDV/ES e especialista em Processo Civil e em Segurança Pública na Ufes. Atuou na área acadêmica como professora nos cursos de Mestrado profissional, Pós-graduação em Inteligência, graduação em Direito e em Formação e Capacitação Policial. Publicou livros e artigos científicos.
Ingressou nos quadros da Polícia Civil em 1994 como Papiloscopista e em 1999 assumiu como delegada de Polícia. Em 2001, implantou o Disque-Denúncia 181, na Sesp, e atuou em várias delegacias, entre elas: Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegacia de Costumes e Diversões, delegacia de Defraudações e Falsificações, delegacia da Mulher e delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.
Reunião no Palácio Anchieta
Weverson Meireles e Sérgio Vidigal foram convidados pelo governador Renato Casagrande para uma reunião nesta terça-feira no Palácio Anchieta. O encontro, no gabinete do governador capixaba, foi para dar início ao planejamento do futuro da Serra. Depois da reunião, os três líderes políticos afirmaram que o encontro discutiu as necessidades do município e as parcerias com o Governo do Estado. Weverson foi secretário de Turismo neste terceiro mandato de Casagrande e teve total apoio do governador na campanha eleitoral, cuja vitória se deu no segundo turno.
“Recebendo o Prefeito da Serra @sergiovidigal e o Prefeito eleito @weversonmeireles! Desejo muito sucesso ao Weverson nessa nova jornada. Com união, diálogo e muito trabalho, vamos construir um futuro ainda melhor para a cidade e para o Espírito Santo”, escreveu Casagrande nas redes sociais.
Na conversa, o governador reassumiu dois compromissos importantes com a Serra e que foram também pautados na campanha: a entrega do projeto do Centro de Convenções da Serra, com início das obras já na futura gestão de Weverson, e o Contorno de São Domingos – importante obra para a mobilidade urbana da região. A assinatura do convênio do Contorno está prevista para o dia 26 de dezembro – Dia do Serrano -, segundo Weverson. As obras serão iniciadas na futura gestão. O Contorno de São Domingos vai ligar o primeiro trevo da entrada de Serra Sede até a Avenida Audifax Barcelos.
Durante a campanha, Weverson sempre destacou que era importante o diálogo e a boa parceria com o governo do Estado para que a Serra continuasse avançando e alcançasse novas conquistas. “A reunião foi muito positiva. O governador parabenizou a nossa eleição e também assumiu novos compromissos para o crescimento da Serra. Nós também agradecemos o apoio recebido, que foi essencial para o resultado vitorioso alcançado”.
Ainda no domingo, Casagrande enviou uma mensagem de apoio a Weverson, que foi exibida para a multidão que celebrava a vitória na Serra Sede. Em suas redes sociais nesta terça-feira, o governador postou a foto de Vidigal e de Weverson com a seguinte mensagem: “Desejo muito sucesso ao Weverson nessa nova jornada. Com união, diálogo e muito trabalho, vamos construir um futuro ainda melhor para a cidade e para o Espírito Santo”.



