Ao fazer a entrega de sete óculos OrCam MyEye 2.0 – dispositivos de tecnologia assistiva que visam promover a autonomia e a autoestima das pessoas com deficiência visual – ao Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, na manhã de segunda-feira (19/08), o governador Renato Casagrande (PSB) destacou a importância de se ter um governo que promova a inclusão. Casagrande esteve na sede do Luiz Braille, na Avenida Beira-Mar, em Bento Ferreira, Vitória, cumprimentou todos os assistidos que estavam no auditório do Instituto, além de visitar salas de estudos do órgão. O líder capixaba afirmou que a tecnologia oferecida por esses dispositivos representa uma revolução no auxílio à inclusão:
“Já entregamos unidades dos óculos inteligentes para alunos da rede estadual e estamos fazendo agora a entrega para o Instituto Luiz Braille. Nosso papel é ser um governo inclusivo. Esse é um caminho que estamos trilhando. Em uma sociedade com tanta desigualdade, temos que usar a tecnologia a nosso favor. Estamos abertos para ampliarmos a parceria do Governo do Estado com a instituição”, pontuou Casagrande.
Os óculos inteligentes são capazes de ler textos em voz alta, identificar rostos, reconhecer produtos, identificar cores e cédulas, tudo sem a necessidade de uma conexão com a internet. “Temos a missão de ofertar às pessoas um serviço a mais, um equipamento a mais que facilite a vida delas, para que possamos fazer a inclusão. Neste ambiente é um serviço a mais, pois o Instituto Luiz Braille já tem diversas atividades, como cursos de Informática, etc. É importante que estejamos em sintonia com as pessoas que mais precisam do Governo do Estado. E mais: temos previsão de mais entrega desses equipamentos e estamos fazendo parcerias com os Municípios para realizar mais entrega”, completou o governador Renato Casagrande.
“Estamos orgulhosos de poder contribuir com a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência visual no Espírito Santo. A entrega dos óculos inteligentes ao Instituto Luiz Braille é um passo significativo na nossa missão de garantir que a tecnologia esteja a serviço de todos. Esses dispositivos não são apenas ferramentas tecnológicas, mas verdadeiras janelas para um mundo mais acessível”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
A solenidade foi acompanhada por várias pessoas assistidas pelo Instituto Luiz Braille. “Hoje é um dia marcante na história desta entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo prestar serviços de assistência social, artística, intelectual e de saúde às pessoas com deficiência visual do Estado do Espírito Santo. Agradeço ao Governo pela sensibilidade em oferecer a todos nós desta associação este dispositivo importante para nossas vidas. É a concretização de um sonho”, declarou o presidente do Instituto, Manoel Peçanha, que é jornalista e radialista – ele apresenta um programa na Rádio Espírito Santo.
Entregas
A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realizou a aquisição de 54 unidades dos óculos de inteligência e visão artificial OrCam MyEye 2.0. Já foram beneficiados alunos com deficiência visual na rede pública estadual de ensino e agora o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo.
Segundo Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, representante exclusivo do dispositivo no Brasil, a tecnologia permite que pessoas com deficiência visual acessem informações de maneira mais independente e eficaz. “Cerca de 80% das atividades diárias envolvem leitura. Os óculos inteligentes possibilitam que pessoas com deficiência visual realizem essas atividades com mais autonomia, sem depender de internet”, explicou. O dispositivo, que pesa apenas 22,5 gramas e mede 7,6 cm por 2,1 cm, oferece uma série de funcionalidades. Também facilita a identificação de obstáculos e auxilia no desenvolvimento de pessoas com dislexia e dificuldades de leitura.



