Carregando...

A estrada que dá acesso à Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica, está de cara nova! O Governo do Estado inaugurou, no sábado (08/06), as obras de reabilitação asfáltica do trecho de 4,8 quilômetros que liga a localidade ao bairro Areinha. O investimento para a melhoria na estrada foi de R$ 6,2 milhões dentro do Programa Caminhos do Campo, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A inauguração foi realizada pelo governador Renato Casagrande (PSB), ao lado do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos, além de outras autoridades e moradores.

“É uma alegria voltar em Duas Bocas para reafirmar o nosso compromisso com Cariacica. Temos grande nível de investimento na cidade, tanto que estamos aqui quase todos os meses anunciando ou entregando alguma obra. Em breve vamos inaugurar a nova Avenida América [em Jardim América], que já foi um valão e está se tornando um lindo espaço. Veja como foi importante a Orla de Cariacica que impulsionou o turismo e o lazer do município”, lembrou o governador.

Com a nova obra em Duas Bocas, o Governo do Estado garante melhores condições de tráfego para os veículos em atividades que vão desde o escoamento da produção rural da região até o ir e vir das pessoas que moram no local. O novo asfalto também facilita a mobilidade, com conforto e segurança, para turistas e visitantes da Reserva de Duas Bocas que frequentam a região.

“Este investimento reforça o compromisso assumido pelo Governo do Espírito Santo em levar melhores condições à população que mora no campo. Uma via pavimentada no meio rural representa dignidade para as comunidades do entorno, porque permite ao agricultor o comércio da sua produção, aos alunos o transporte para a escola, aos moradores a possibilidade de trafegar pela via”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Ênio Bergoli. A obra realizada em parceria com a Prefeitura Municipal incluiu os serviços de drenagem, reciclagem do pavimento, implementação das sinalizações horizontal e vertical, defensa metálica e passagem de fauna.

“A execução de muitas das obras no município, incluindo a nova pavimentação da estrada de Duas Bocas, foram sonhadas por mim”, disse o prefeito Euclério Sampaio, durante a solenidade, depois de anunciar novas intervenções na cidade, como a pavimentação da estrada de Destacamento de Baixo e da estrada que liga Maricará à localidade de Sabão, passando por Cachoeirinha.

O secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Nilson Basílio Teixeira, apontou os benefícios das intervenções em Duas Bocas. “Essa obra significa melhor qualidade de vida, porque que vai facilitar o ir e vir da população, melhor escoamento da produção, segurança no transporte coletivo e fortalecimento do turismo local”, disse.

Para o produtor rural Adelson Coutinho Ribeiro, de 82 anos, que cultiva banana orgânica em uma área com 17 hectares, a obra vai trazer vantagens. “A estrada está muito boa porque agora ficou mais fácil transportar a nossa produção. Antes quando chovia ficava tudo muito difícil”, afirmou.

“Com certeza vai ajudar na mobilidade e também vai melhorar a escoar a produção. Um trajeto que a gente fazia em 40 minutos agora vai durar uns 25 minutos, no máximo. Depois das obras ficou essa maravilha aqui, com esse novo asfalto e calçamento”, declarou o produtor rural Carlos Alberto da Costa Pereira, de 46 anos.

Ainda durante a agenda, o governador Casagrande participou da entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cariacica-Sede e da nova praça de Morrinhos, no mesmo bairro. A UBS foi totalmente revitalizada e conta agora com dois pavimentos com consultórios, sala de espera, recepção, sala de curativos, laboratórios, farmácia, entre outras dependências. Já a praça conta tem quadra, playground, iluminação em LED, espaço de convivência e bancos modernos.

Reserva biológica

Com uma área protegida desde 1965, a Reserva de Duas Bocas possui vegetação nativa e também uma porção de floresta em regeneração. O local também conta com uma represa abastecida pelos rios Sertão Velho, Pau Amarelo, Panelas e Naia-Assú. Segundo o gestor da Reserva Biológica de Duas Bocas, Rafael Lorenzon Boni, as melhorias na rodovia facilitam o dia a dia da unidade. “A nova estrada beneficia tanto os servidores da Reserva, quanto os pesquisadores que vêm ao local. E ainda dão mais condições para as escolas, principalmente da Grande Vitória, trazerem os alunos para a participação em atividades de educação ambiental realizadas na unidade”, comentou.

Boni destaca também a atenção dada à preservação dos animais que vivem na região: “Assim como solicitado por nós, houve a instalação de dispositivos para passagem de fauna para melhorar a questão da circulação de animais entre os dois lados da pista, especialmente em relação aos primatas da região. Esperamos que, com a melhora nas condições da pista, possa haver aumento do número de visitantes à reserva.”

A reserva biológica faz parte do Corredor Ecológico ‘Duas Bocas – Mestre Álvaro’, e nela são desenvolvidas atividades como as de fiscalização, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva protege um importante fragmento florestal de vegetação primária de Mata Atlântica, com uma exuberante vegetação que abriga uma fauna diversificada, inclusive, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

(Fotos: Cláudio Postay/Secom-Cariacica e Rodrigo Zaca/Governo ES)