Carregando...

O Aeroporto de Vitória inaugurou, na terça-feira (08/08), uma operação comercial de exportação de mercadorias do Espírito Santo para o exterior por via aérea. Desta forma, o terminal passa a exportar mercadorias produzidas no Espírito Santo para fora do país pelo espaço aéreo. A aeronave Airbus 330-220F, que possui capacidade para carregar até 70 toneladas, transportou produtos bem conhecidos pelos capixabas: mamão papaya, produzido em Linhares, e pescado.

Depois de sair de Vitória, o avião seguiu para Bogotá, na Colômbia, e em seguida foi para Miami, nos Estados Unidos. De lá, a carga seguiu para a Europa. Apesar da carga alimentícia na inauguração, os principais produtos que serão guiados por essa rota são os eletrônicos e outras mercadorias de alto valor, conforme informou a Zurich Airport Brasil, empresa do grupo Zurich Airport que tem 100% da operação dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória, em contratos de concessão com duração de 30 anos.

A negociação para que o Aeroporto de Vitória se tornasse rota comercial de exportação de mercadorias, que durou meses, concretizou-se também graças ao empenho realizado pelo deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB), quando ainda era secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento Econômico, no segundo mandato do governador Renato Casagrande.

“Me sinto muito honrado com as exportações de pescados e frutas pelo Aeroporto de Vitória. Enquanto secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento Econômico, ouvi de profissionais de indústrias de processamento de frutas no Norte do Estado que a exportação, ocorrendo por aeroportos em São Paulo e Rio de Janeiro, gerava uma perda de qualidade e até mesmo de competitividade. A partir disso, iniciamos um diálogo com as companhias aéreas e agora tivemos o primeiro voo através da Avianca, levando esses produtos capixabas”, enfatizou Tyago Hoffmann.

Economista, o deputado Tyago explica ainda que o fato de o Aeroporto de Vitória se tornar rota comercial de exportações de produtos impulsiona o comércio internacional da região, beneficiando a economia local e fortalecendo as relações comerciais com outros países, além de contribuir para o crescimento econômico e a geração de empregos na área.

“Tenho certeza que a exportação através dos aeroportos capixabas crescerá muito, tendo em vista que temos muitos produtos que são exportados e que, felizmente, passarão a sair dos nossos aeroportos, a partir dessa nova operação comercial.”, concluiu o deputado Tyago Hoffmann.