Em comemoração aos 43 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) celebrado no último dia 10 de fevereiro de 2023, a Assembleia Legislativa (Ales) realizou sessão solene na noite de segunda-feira (27/02). Proposta em conjunto pelos deputados petistas Iriny Lopes e João Coser, a solenidade homenageou 17 membros de secretarias e setoriais do partido no Espírito Santo, com a entrega de certificados.
Integraram ainda o evento o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB); os deputados federais petistas Helder Salomão e Jack Rocha, que é presidente Estadual do PT; o ex-deputado estadual e secretário de Estado dos Esportes, José Carlos Nunes; o vice-prefeito de Águia Branca, Efrém Basilio; e a vereadora de Vitória Karla Coser (PT).
A deputada Iriny Lopes apresentou um resumo da história do partido e disse que o escolheu por ser “independente de classes” e por representar os trabalhadores do Brasil. “Quando servimos ao povo brasileiro, servimos ao mundo. O povo é pobre, mas o País é riquíssimo. Vivemos momentos duros com o governo anterior, mas estamos superando isso com o governo Lula. Depois da aliança feita com o PSB e o nosso vice-presidente Geraldo Alckmin, vamos falar das nossas conquistas e o que queremos para o Brasil”, destacou a parlamentar.
Coser pontuou que o partido nasceu dos sindicatos, da Igreja e de pessoas com história na esquerda brasileira. “O PT existe para cuidar das pessoas, tendo começado nos núcleos de base e chegamos ao ápice com um Presidente da República, o Lula, um sindicalista iluminado. O programa de combate à fome, graças aos governos de Lula e Dilma, foi reconhecido pela ONU”, afirmou o parlamentar.
O deputado estadual Tyago Hoffmann falou ter sido indicado pelo PSB para prestigiar o evento. “Lealdade com as nossas posições ideológicas é importante, pois tenho história no partido, tendo o meu pai sido filiado à sigla. O projeto do PT resgata a dignidade do povo brasileiro e tenho orgulho em fazer parte deste projeto, com o governador Renato Casagrande”, disse.
A presidente estadual do PT, Jack Rocha, afirmou que o partido nunca abandonou o seu principal objetivo, “o de reconstruir a democracia no Brasil, vencendo o fascismo e o autoritarismo”, e que ele “existe para dar voz a cada um que está invisível”. Opinião essa compartilhada pelo deputado federal Helder Salomão: “O PT governa para todo o mundo, mas prioritariamente para os que mais precisam“, disse. Pelos homenageados, falaram Ivo da Silva Lopes, da Secretaria de Juventude do PT; e Fernanda Maria de Souza, da Secretaria de Mulheres.
História
O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 – ainda durante o regime militar –, a partir do histórico encontro no Colégio Sion, em São Paulo, que reuniu lideranças sindicais, religiosas e do movimento social, além de ativistas da esquerda que haviam retornado do exílio. Com quase 2,5 milhões de filiados e a segunda maior bancada de parlamentares na Câmara Federal, é o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo.
Homenageados com certificados
- Sebastião Erculino Custódio (Setorial Agrário)
- Brenda Lau Pereira (Setorial de Ciência e Tecnologia) – representada por Milena Ferreira
- Luiz Carlos Silva dos Santos (Secretaria de Combate ao Racismo)
- Mariana Oliveira Alves (Setorial Comunitário) – representada por Rafael Reis
- Valdir Castiglioni Filho (Secretaria de Cultura)
- Perly Cipriano (Setorial de Direitos Humanos) – representado por José Carlos Pigatti
- Otiniel Barcelos de Aquino (Setorial de Economia Solidária)
- Sumika Soares de Freitas (Setorial de Educação) – representada por Isabel Alves de Lima
- Eneias Zanelato Carvalho (Setorial de Energia e Recursos Minerais)
- Elbia Miguel Alves (Setorial de Saúde)
- Inês Simon Ferreira (Setorial de Segurança Pública)
- Evani dos Santos Reis (Setorial Sindical)
- Fischer Marcelo Moreira dos Santos (Setorial Transporte)
- Gean Carlos Nunes de Jesus (Secretaria LGBT)
- Jonas Lube Gera (Secretaria de Meio Ambiente)
- Fernanda Maria Souza (Secretaria de Mulheres)
- Ivo da Silva Lopes (Secretaria de Juventude)
(Fonte: Portal da Ales)



