O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço (MDB), como o nome do seu grupo político para a disputar o comando do Executivo Estadual nas eleições de 2026. O anúncio foi feito em entrevista coletiva, no Palácio Anchieta, em Vitória, na qual Casagrande fez uma avaliação da gestão neste ano de 2025 que se encerra e abordou investimentos para o futuro.
Ao final da exposição dos investimentos, o governador citou que o “Espírito Santo escolheu o futuro”. E, ao responde à primeira perguntam feita pelo ‘site’ Blog do Elimar Côrtes, a respeito se o futuro do Estado depende da continuidade de uma administração coerente e vencedora do que ele (Casagrande) vem executando desde o início de seu segundo mandato – em janeiro de 2019 –, Renato Casagrande respondeu:
“Ricardo tem sido um nome que tem ajudado a consolidar as entregas do governo. Ele tem viajado aos municípios, tem ido a Brasília, feito reuniões com os ministérios, trabalhando na representação política. Nesses últimos dias, fiz diversas consultas, como a nossa base na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, aos prefeitos, partidos políticos e algumas lideranças. Então, chegamos à conclusão que Ricardo Ferraço é o melhor nome para proteger o que está sendo feito no Espírito Santo”, assegurou Casagrande, confirmando, assim, notícia antecipada na quarta-feira (17/12) pelo Blog do Elimar Côrtes.
Ele continuou: “Ricardo é o nome que dá segurança para continuarmos o trabalho que estamos fazendo. Esse é o nome que vamos apresentar à sociedade para que avalie. Sem demérito de outro nome, Ricardo é o nome que aparece como ideal para garantir a segurança do que tem sido feito”, reforçou Casagrande.
Segundo o líder capixaba, Ricardo Ferraço tem todas as condições de disputar o cargo e ganhar as eleições. “Ricardo tem competência, seriedade, experiência administrativa e política. Ricardo, na verdade, já vem me ajudando em muito a governar o Espírito Santo”, afirmou Casagrande.
Sobre a possibilidade de renunciar ao cargo de governador para disputar o Senado em 2026, Casagrande disse que ainda não tomou essa decisão e que isso só deve ocorrer em março. “Ainda não estou pensando nisso. Minha decisão só deverá ser tomada em março. Meu apoio ao Ricardo independe da decisão de disputar o Senado ou não”, frisou o governador.
Saiba Mais
Ricardo de Rezende Ferraço é casado e pai de três filhos. Nascido em 17 de agosto de 1963, é natural de Cachoeiro de Itapemirim. Pela segunda vez eleito vice-governador do Espírito Santo, foi também secretário de Estado de Desenvolvimento na atual gestão de Casagrande.
Vice-governador anteriormente (2007 e 2010), coordenou o Programa Capixaba de Investimentos Públicos, o maior da história à época, e foi secretário de Estado de Transportes e Obras, iniciando importantes intervenções estruturantes de mobilidade na Grande Vitória. Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (2003 a 2006), reformulou a estrutura da pasta com a implantação pioneira de programas de infraestrutura rural, para a pavimentação de estradas “Caminhos do Campo” e instalações de energia elétrica e telefonia, e do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag), que se tornou a principal ferramenta de elaboração de políticas públicas da agropecuária, conectado com as demandas do produtor rural.
De 2019 a 2022 trabalhou na iniciativa privada. Com mais de 42 anos de trajetória pública, Ricardo Ferraço começou como vereador de Cachoeiro de Itapemirim (1983 a 1988). No Legislativo foi também deputado estadual por dois mandatos (1991 a 1999), chegando à presidência da Assembleia Legislativa, deputado federal (1999 a 2003), o mais votado da época, e senador (2011 a 2019), ao obter a marca história de 1.557.409 votos.



