O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) desponta na frente – ou em empate técnico – em quatro cenários da pesquisa de intenções de votos para o Governo do Espírito Santo, nas eleições de outubro de 2026, segundo levantamento do Instituto Real Time Big Data, divulgado na segunda-feira (08/12). A pesquisa ouviu 1.200 eleitores capixabas entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2025. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa visa saber quem o capixaba quer para suceder o governador Renato Casagrande (PSB).
No primeiro cenário traçado pela pesquisa, Ricardo e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparecem juntos com 30% das intenções de votos. São seguidos pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), com 12%, e o deputado federal Helder Salomão (PT), que soma 6%. Votos nulos/brancos chegam a 9%, enquanto 13% dos entrevistados não sabem em quem votar.
No segundo denário – sem a presença do petista Helder Salomão –, o vice-governador Ricardo Ferraço lidera com 33%, contra 30% de Pazolini e 13% de Arnaldinho. Num terceiro cenário, com a presença de Helder e sem o prefeito de Vila Velha, Pazolini soma 34%, acompanhado de Ricardo Ferraço, que soma 31%, significando, assim, empate técnico. Helder fica com 7% das intenções de votos.
No quarto cenário, entretanto, o Instituto Real Time Big Data busca confundir os eleitores capixabas, inserindo na pesquisa o nome do ex-governador Paulo Hartung (PSD), que se filiou a um partido bolsonarista, mas que não tem dado indicação de que será candidato. Neste cenário, Ricardo Ferraço e Hartung empatam com 32% da preferência do eleitorado. Nesse panorama, o nome do prefeito Pazolini é retirado da pesquisa e, no seu lugar, entra Arnaldinho Borgo, que soma 15%.



