A música, quando unida a uma causa maior, ganha ainda mais força e significado. É com essa proposta que o Coro Vox Victória, sob regência do maestro Sanny Santos de Souza, apresenta o projeto “Encantando Pessoas, Celebrando a Natureza”, que chega para emocionar, conscientizar e aproximar o público de um tema essencial: a preservação do meio ambiente. No sábado (22/11), o grupo se apresenta na Escadaria da Igreja Matriz, em Santa Teresa. Outras duas apresentações estão programadas para acontecer nos dias 06 de dezembro, na Serra, e no dia 14 de dezembro, em Marechal Floriano.

Ao todo, o grupo vai totalizar quatro apresentações gratuitas no Espírito Santo, sendo que a primeira aconteceu no dia 10 de dezembro, na Serra, todas contando com intérprete de Libras, levando ao público um repertório exclusivo que destaca a importância da preservação do meio ambiente e desperta reflexões sobre o futuro do planeta, alertando sobre terremotos, animais em extinção, importância dos pássaros, entre outros.

O repertório conta com 11 canções que foram especialmente escolhidas para provocar reflexões sobre a necessidade de cuidar do planeta. Obras consagradas, como ‘SOS Natureza’, de Geraldo Azevedo; ‘Refazenda’, de Gilberto Gil; e ‘Rouxinol’, de Milton Nascimento ganham novos arranjos e se unem a músicas que celebram a natureza, os povos e as raízes culturais brasileiras, todas com arranjos preparados especialmente para o projeto.

“Queremos que cada apresentação seja mais do que um espetáculo musical. Nossa intenção é que o público saia transformado, com uma nova forma de enxergar a relação com a natureza. A música pode sensibilizar e abrir caminhos que, muitas vezes, só a razão não alcança”, destaca o maestro Sanny Santos de Souza.

Preocupação com o meio ambiente

Além dos concertos, o projeto do Coro Vox Victória vai contemplar oficinas gratuitas de construção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados, incentivando a criatividade, o reaproveitamento e a sustentabilidade, e uma oficina on-line de prestação de contas para projetos culturais, contribuindo para a formação e fortalecimento da produção artística no Estado.

Outro diferencial será a instalação de três lixeiras para descarte de pilhas e lixo eletrônico como computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, lâmpadas eletrônicas, celulares, fios, entre outros equipamentos, que serão posteriormente destinadas de forma ambientalmente correta. A iniciativa reforça o compromisso do projeto com práticas ambientais que ultrapassam o palco e chegam ao cotidiano das pessoas.

Para o maestro, a proposta vai além da música: é uma mensagem que precisa ecoar. “Quando cantamos sobre a natureza, estamos cantando sobre nós mesmos. É um chamado à consciência coletiva, para que possamos olhar o mundo com mais cuidado, respeito e amor”, disse Sanny Santos de Souza.

Programação das apresentações musicais

  • 22/11 – 19h | Escadaria da Igreja Matriz – Santa Teresa.
  • 06/12 – 9h | Horta Comunitária de Ourimar (Rua Domine Rody Santana, nº 89) – Serra.
  • 14/12 – 20h | Praça José Henrique Pereira (plataforma da estação ferroviária) – Marechal Floriano.

Programação das oficinas

Construção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados

  • 06/12 – 9h | Horta Comunitária de Ourimar – Serra.

Oficina on-line de prestação de contas para projetos culturais

  • 04/12 – 19h30 | Canal do Youtube da Portal Produtora Cultural.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O projeto

‘Encantando Pessoas, Celebrando a Natureza’ faz parte das apresentações do Coro Vox Victoria com um repertório exclusivo de músicas que trazem uma reflexão sobre o futuro do planeta, com o intuito de, através da música, sensibilizar o público quanto à preservação do meio ambiente.

Repertório

  1. SOS NATUREZA – Geraldo Azevedo / Arr. Eduardo Carvalho
  2. SOMOS TODOS ÍNDIOS – Vinícius Cantuária / Arr. Eduardo Carvalho
  3. SOBRADINHO – Sá e Guarabyra / Arr. Eduardo Carvalho
  4. PENAS DO TIÊ – Folclore Brasileiro / Arr. Dierson Torres
  5. SINFONIA PANTANEIRA – Sérgio Reis / Arr. Eduardo Carvalho
  6. REFAZENDA – Gilberto Gil / Arr. Alexandre Zilahi
  7. ESTRELA NATUREZA – Sá e Guarabyra / Arr. Eduardo Carvalho
  8. ROUXINOL – Milton Nascimento / Arr. Alexandre Zilahi
  9. AS MATAS – Antônio Cesar / Arr. Eduardo Carvalho
  10. EXTINÇÃO – Eduardo Carvalho / Arr. Eduardo Carvalho
  11. RIACHO DO NAVIO (BIS) – Luiz Gonzaga / ARR. Eduardo Carvalho

Sobre o Coro Vox Victória

O Coro Vox Victoria foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar um repertório diferenciado, com músicas que vão desde as mais remotas até os dias atuais, passando pelo Jazz, MPB e Contemporâneo. O coro é regido pelo Maestro Sanny Souza e conta com cerca de 20 coristas.

O grupo já participou de concertos da Série “Natal Encantado”, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, banda Clube Big Beatles, banda da Polícia Militar (ES), Orquestra Camerata SESI-ES e Orquestra Sinfônica da FAMES.

Conheça mais sobre o Coro Vox em https://www.instagram.com/voxvictoriacoro/?hl=pt

Ficha Técnica

Direção de Produção: Portal Produtora Cultural – Ludmila Porto

Produção Executiva: Stephany Santos

Diretor Musical e Maestro: Sanny Souza

Coordenadora do Coro: Dâmaris Lorenzoni

Preparador Vocal: Max Michel

Arranjos: Gabriel Novais

Pianista: Ramon Lorete

Percussionista: Gabriel Novais

Flautista: Susi Arantes

Contrabaixista: Leandro Nery

Coralistas: Amanda Borba, Claudete Sarmento, Conceição Milanez, Dalmo Amorim, Dâmaris, Délita Meireles, Ellen Smarzaro, Emyr Apolônio, Erica Brasil, Estela Roldi, Fabio Soares, Gustavo Barbosa, Ida Borchardt, Ingride Miranda, Ivone Kunzendorff, Kéu Suárez, Lívia Campos, Marcislan Antunes, Maju Lisboa, Mateus Schueng, Max Michel Alves, Nalê Fernandes, Ramon Lorete, Sâmela Rocha, Sarah Vargas, Virginia Lacerda.

Direção de Arte: Luana Eva

Figurinista: Luana Albino

Artesã: Marlene Fontes

Oficineiros: Beto Kastanha e Ludmila Porto

Coordenação de Comunicação e Marketing: Luana Eva

Assessoria de Imprensa: Luciana Almeida

Social Media: Letícia Lisboa

Designer Gráfico: Letícia Lisboa

Fotógrafo: Bernardo Firme

Intérprete de Libras: Instlibras Sensorial

Locutora: Ana Novaes

Gestão Administrativa e Financeira: Ludmila Porto

Serviços contábeis: 4 Cont