Os primeiros passos da educação começam pela dedicação de quem conduz com carinho e responsabilidade o coração das escolas. O Dia do Diretor, celebrado nesta quarta-feira (12/11), reforça o trabalho daquele que lidera o funcionamento das instituições. E o que não falta em Cariacica são gestores apaixonados pelo que fazem e que contribuem para garantir um ensino de qualidade.
A secretária Municipal de Educação, Luzian Belisario, afirma que esses profissionais são importantes para o fortalecimento da rede de ensino. “Os(as) diretores(as) são líderes que inspiram, motivam e garantem que a escola funcione como um espaço de aprendizado e acolhimento. Hoje, nosso reconhecimento é para eles(as), que fazem a diferença todos os dias, mesmo diante das dificuldades”, disse a secretária.
Entre tantas escolas municipais, todas precisam de um líder para cuidar e guiar. A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Dr. Afonso Schwab, em Jardim América, Miriene Manzoli, que atua há 19 anos na rede, lembra com emoção do caminho percorrido.
Miriene conta que começou sua trajetória como professora e nunca imaginou que, durante esse caminho, iria cruzar com tantas vidas. Desde cedo aprendeu que a escola é um espaço vivo, onde se ensina, mas, também, se aprende com os alunos, com os colegas e com cada nova realidade que o dia escolar apresenta.
“Foram anos de dedicação, de planejamento, de recomeços e de superação. Passei por momentos difíceis, enfrentei limitações, mas nunca perdi o encantamento pela escola. Acredito que quem ama o que faz, mesmo nos dias mais desafiadores, encontra forças para continuar”, disse Miriene.
A gestora ainda reforça que ser diretora é dirigir e servir com propósito. É ser ponte entre o sonho e a realização, entre o planejamento e o resultado, entre o ideal e o possível. E, mesmo diante das dificuldades, seguir acreditando que a escola é o lugar onde tudo começa e onde nascem as mudanças que o mundo precisa.
Luana Cassundé, diretora da Emefti Presidente Castelo Branco, em Porto de Santana, acredita que o papel do diretor vai além de cuidar da parte administrativa, é zelar, ouvir e entender as dores de cada estudante, reforçando um compromisso de empatia e amor pelo que faz.
“Procuro ouvir, entender e valorizar o que cada um tem a dizer, porque acredito que todos têm algo a contribuir. Gosto de incentivar o protagonismo dos estudantes, mostrar que eles são parte essencial da escola e que suas ideias e sonhos importam. Acredito que o diretor tem um papel muito importante na vida dos estudantes”, afirma Luana.
Ela ainda destaca que ser diretora é estar presente e de coração aberto, acreditando no potencial de cada aluno e ajudando-os a acreditar também: “Quero que entendam que, quando sonham e se dedicam, são capazes de conquistar tudo o que desejarem. Eu acredito em cada um deles e me comprometo a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para viabilizar oportunidades e tornar esses sonhos possíveis”, afirma Luana.
Guiar uma instituição exige muita responsabilidade e atenção, é essencial estar atento às histórias e comportamentos de cada estudante. A escola, além de transformar a vida por meio do aprendizado, também contribui para a formação de cidadãos com valores, empatia e responsabilidade.
Na Emefti Deocleciano Francisco da Vitória, em Vila Dourada, o trabalho da diretora Ângela Maria é um exemplo disso, pois o que ela faz vai muito além de transmitir conteúdo. Ela ajuda a resgatar a autoestima e oferece ferramentas de ensino, como livros, para que estudantes carentes possam sonhar e, o mais importante, acreditar que podem mudar suas próprias histórias e a realidade ao seu redor.
“Cada aluno traz uma história e a equipe escolar, de alguma forma, interfere na vida dessas crianças. O que mais marca é quando chega uma criança desacreditada na vida por conta da família. Às vezes, a família está desestruturada e na escola eles recebem a atenção merecida; a partir daí, começam a sonhar. A gente, de certa forma, incentiva esses alunos a serem protagonistas de suas próprias histórias”, afirma Ângela.
