O Espírito Santo vai contratar até 4.800 câmeras corporais que serão utilizadas pelas forças de segurança público ainda neste ano. O contrato prevê o fornecimento por parte da empresa das bodycams, além de toda a estrutura para armazenamento e custódia das imagens. O anúncio da aquisição da ferramenta foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) na tarde de terça-feira (23/09).
O edital para a contratação das Câmeras Operacionais Portáteis (COP) está publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24/09), com o certame de licitação previsto para o mês de outubro. O objetivo é que até o final de 2025 a empresa já esteja contratada e fornecendo as bodycams a todas as forças de segurança. As câmeras são destinadas à captação, transmissão, armazenamento, custódia, gestão e compartilhamento de evidências digitais. O valor total estimado do contrato é de R$ 3.600.000,00.
“Estamos dando mais um passo na incorporação da tecnologia na área da segurança pública. Vamos lançar o edital das câmeras corporais das forças de segurança. Já realizamos os testes e agora damos esse passo para a aquisição de um volume maior de câmeras. O trabalho da Polícia exige proteção ao policial e a câmera protege essa ação policial. Outro objetivo é dar transparência para a sociedade da atuação das nossas Polícias e também do Corpo de Bombeiros”, afirmou o governador.
Está prevista ainda a integração das câmeras com as demais tecnologias já disponíveis no parque tecnológico da Segurança Pública, como reconhecimento facial, geolocalização, leitura de placas, entre outros. O contrato terá validade de 39 meses, prorrogáveis por até 10 anos, e prevê o fornecimento mínimo de 1.000 câmeras e máximo de 4.800, com investimento de R$ 750,00 por equipamento. O objetivo é que as Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros, possam usufruir dos benefícios do uso da tecnologia.
A solução será plenamente integrada ao Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), garantindo interoperabilidade e a gestão unificada das informações, preservando a autonomia operacional de cada força de segurança. Além disso, será implantada uma Central de Monitoramento Integrada, que será responsável pela gestão, análise e compartilhamento das evidências digitais com órgãos externos, como o Ministério Público e o Poder Judiciário, assegurando, em todas as etapas, a preservação da cadeia de custódia das informações coletadas.
“Esse é mais um passo efetivo que damos com o uso da tecnologia para uma segurança pública eficiente. Esse é um caminho sem volta! Proteção qualificada para o trabalho dos nossos policiais e transparência à sociedade. Os investimentos são constantes e estratégicos”, explicou o vice-governador e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que essa é mais uma aquisição que agrega tecnologia ao trabalho das forças de segurança, além de ser o cumprimento de promessa do Governo do Estado à população.
“Mais uma entrega do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço que aumenta o nosso poder operacional, protege o policial que está em serviço e ainda cumpre uma promessa do Governo do Estado à sociedade do Espírito Santo. Um equipamento robusto, que vai nos ajudar com a produção de provas, além de aumentar a capacidade em operações, com acompanhamento em tempo real das ações, e que ainda suporta tecnologias importantes, como o reconhecimento facial”, completou Damasceno.



