Domingo, 7 de setembro de 2025. O relógio marcava 8 horas da manhã. O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), desce de seu carro particular, na Rua Alberto de Oliveira Santos, próximo da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), no Centro de Vitória. Segue andando até um bar e lanchonete da esquina – Bar do Nivaldo –, e toma café com pão na chapa. Logo é reconhecido pelo dono do estabelecimento comercial, Nivaldo Bahiense, que faz questão de cumprimentar o terceiro prefeito mais bem votado do Brasil, em termos proporcionais, nas eleições de outubro de 2024.
Euclério estava ali para assistir, ao lado do governador Renato Casagrande (PSB) e do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), o desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, que começaria uma hora depois, na Beira-Mar. No entanto, enquanto tomava café, ele se recordou do tempo em que era bancário – antes de entrar na Polícia Civil – e trabalhava na agência do antigo banco Sulbrasileiro, na Avenida Princesa Isabel, próximo ao Bar do Nivaldo:
“Naquela época, eu já vinha nesse bar. Tinha outro nome e vinha aqui tomar um refrigerante e comer salgados”, recorda o prefeito. De fato, entre os anos 70 e 80, o bar se chamava ‘Galinheiro’.
Depois do café e do pão na chapa, Euclério Sampaio se deslocou até o palanque onde as autoridades acompanhariam o desfile. No trajeto, ele foi abordado diversas vezes por outras pessoas que já estavam apostas para também ver o desfile. “Prefeito, o senhor é o meu senador”, disse um desses transeuntes.
Paciente, Euclério parou a todo instante para tirar fotos e cumprimentar as pessoas. Sempre ouvindo elogios por conta da administração inovadora que vem implementando em Cariacica desde o início de seu primeiro mandato, em janeiro de 2021.
O apoio para que Euclério Sampaio leve adiante seu sonho de se tornar Senador da República pelo Espírito Santo, a partir das eleições de outubro de 2026, vem das ruas. Mas vem também dos representantes da sociedade civil organizada – como as Igrejas e forças de segurança pública.
No próximo ano, o Estado vai eleger dois senadores. Um deles, com certeza, deverá ser o governador Renato Casagrande (PSB), candidato natural ao pleito. A outra vaga é disputada por diversos outros atores, dentre eles, os atuais senadores Fabiano Contarato (PT), que é delegado de Polícia Civil aposentado, e Marcos do Val (Podemos), que está licenciado por problemas de saúde. Os dois, entretanto, têm tido um mandato pífio. Fabiano terá dificuldade em se reeleger, enquanto Marcos pode ficar até sem legenda para se candidatar. O outro senador, Magno Malta (PL), ainda terá mais quatro anos pela frente a partir de 2027.
Nesse vácuo, entra Euclério Sampaio. Sua experiência como deputado estadual – cargo que começou a ocupar a partir de 2003 – demonstrou que ele tem pulso firme no Legislativo. Como prefeito, demonstra capacidade de gestão e, mais ainda, de diálogo permanente com todas as forças políticas, comunitárias, religiosas e empresariais de Cariacica e do Estado.
Euclério não se cansa de afirmar que seus maiores parceiros para administrar Cariacica com sucesso são, “primeiramente, Deus; depois o governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço”. E aponta o povo de Cariacica como seu principal fiador para continuar na luta pelo desenvolvimento econômico e social da cidade.
Diante desse perfil político-administrativo, Euclério Sampaio atraiu para em torno de si apoio importantes de líderes de diversas Igrejas Evangélicas, como as Assembleias de Deus, Quadrangular, Metodista do Brasil, Metodista Wesleyana e dos pastores da Presbiteriana.
Também já obteve a adesão de lideranças das entidades das forças de segurança pública, como os Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol), Sindicato da Polícia Penal e do Projeto Político Militar. Na quinta-feira (11/09), Euclério Sampaio foi recebido na sede do Sindicato dos Delegados, em Bento Ferreira, Vitória, que anunciou apoio ao prefeito na corrida por uma vaga ao Senado:
“Hoje [11 de setembro de 2025], tive a alegria de ser recebido na sede do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Espírito Santo (SINDEPES); pelo presidente da Adepol do Brasil [Associação Nacional dos Delegados de Polícia Civil], Dr. Rodolfo Queiroz Laterza; presidente da Adepol/ES, Dr. Sérgio do Nascimento Lucas; e 1° vice-presidente do SINDEPES, Dr. Francisco Enaldo. Também presentes estavam os nobres amigos delegados de Polícia, Dr João Manoel, Dr. Custódio Castellan, Dr Julio Cesar Oliveira Silva e Dr Adão Rosa, e nosso secretário Municipal de Segurança Pública, o delegado de Polícia Cláudio Victor. Trocamos muitas histórias, ideias e momentos da Polícia Civil. Recebi uma plena receptividade e apoio ao nosso trabalho e reconhecimento a nossa atuação como deputado estadual e prefeito de Cariacica, inclusive declarando apoio na nossa caminhada para o Senado Federal”, pontuou Euclério Sampaio em suas redes sociais.
Ele conquistou também o apoio do presidente Estadual do Podemos, o deputado federal Gilson Daniel, e do prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos). Dezenas de vereadores da Grande Vitória e do interior já manifestaram apoio à pré-candidatura de Euclério ao Senado.
Nos dois últimos dias, mais lideranças políticas aderiram ao efeito Euclério. Uma delas é o secretário de Estado da Saúde, o deputado estadual licenciado Tyago Hoffmann, que é do PSB, mesmo partido do governador Renato Casagrande; e o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos):
“Euclério, se a sua pré-candidatura se firmar, se consolidar como candidato ao Senado, conte com meu apoio na Serra. Nós iremos fazer o melhor, porque um homem como você no Senado, para defender as pautas que a gente acredita. Você é um homem de princípios, e aqui na Serra, com certeza, vamos fazer o melhor para que sua candidatura não seja só consolidada e que alcance a vida de todos os capixabas. Trazendo o que você faz por Cariacica e toda população espírito-santense”, escreveu Muribeca.



