O advogado capixaba Munir Abud de Oliveira tomou posse como novo presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), na noite de quarta-feira (27/08), no Clube da Engenharia, em Brasília. Também presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Munir ressaltou a importância da união entre os associados e anunciou o mote que guiará sua gestão: a universalização do saneamento básico no País.
O evento marcou a posse da nova Diretoria Nacional e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2025/2027 e reuniu autoridades, representantes das companhias de saneamento de todo o país e convidados, marcando um novo ciclo de gestão da instituição.
O Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020) atualizou a legislação do saneamento básico com o objetivo de universalizar o acesso à água potável e à coleta e tratamento de esgoto até 2033, alcançando 99% e 90% da população, respetivamente. Munir Abud lembrou que o saneamento hoje é o centro da atenção dos gestores públicos, que “têm tomado iniciativas probas em prol da universalização do saneamento”.
O novo presidente da Aesbe fez uma menção especial ao governador Renato Casagrande (PSB), que, devido a impossibilidade de ir até Brasília na quarta-feira, gravou um vídeo que foi exibido na posse de Munir Abud: “Nosso governador é implacável nessa questão do saneamento básico em todo o Espírito Santo”. Munir encerrou o discurso com a seguinte mensagem:
“Onde semeamos saneamento, floresce cidadania. É com esse mote que nós pretendemos conduzir a associação. Estamos aqui solenizando a posse da diretoria com a convicção de que, ao semearmos saneamento, colhemos dignidade, saúde, um meio ambiente equilibrado e o cumprimento de direitos constitucionais. Esses foram os princípios que guiaram e continuarão guiando a minha gestão rumo à universalização do saneamento”.
No vídeo, o governador capixaba destacou a relevância da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento no cenário nacional do saneamento básico. Desculpou-se por não ter podido comparecer ao evento e elogiou o novo presidente da entidade: “O Munir [Abud] conduz muito bem a Cesan e, com certeza, vai saber conduzir a direção da Aesbe. Ele saberá conciliar as duas presidências”, afirmou Renato Casagrande.
Saiba Mais
A eleição que definiu a nova diretoria da Aesbe foi realizada em 17 de julho de 2025. Elegeu Munir Abud, que tem como vice-presidente Marcos Aurélio Alves Freitas, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O diretor executivo da Aesbe, Sérgio Gonçalves, ressaltou a confiança na nova gestão e a relevância da entidade no cenário nacional:
“A Aesbe desempenha um trabalho essencial há 40 anos. Com essa diretoria eleita, temos certeza que vamos continuar primando pelo trabalho e construindo políticas públicas da melhor forma possível. Através das nossas Câmaras Técnicas, vamos consolidar todo o papel técnico da Aesbe e contribuir para que possamos, juntos, alcançar a universalização”, destacou.
Já o vice-presidente nacional, Marcos Aurélio Alves Freitas, afirmou que a escolha de Abud reflete a coesão do setor: “A eleição por aclamação do Munir Abud representa a unidade do setor de saneamento. Dentro da nossa casa, o cumprimento do previsto pela Lei nº 14.026/2020 é o desafio de todos nós”, reforçou.
O vice-presidente da OAB, Felipe Sarmento, falou a relevância da interlocução entre as instituições. “Ao prestigiarmos a posse da nova gestão, reafirmamos nosso propósito em manter um canal permanente de diálogo, assegurando a cooperação necessária e a segurança jurídica que orientam a atuação das duas instituições. Para a OAB, é essencial o fortalecimento das relações que impactam diretamente a vida da sociedade, sempre com respeito à autonomia e à missão de cada organização”, afirmou Sarmento.



