O pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, de 93 anos, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata, morreu na madrugada deste sábado (05/07). Nas redes sociais, a Igreja confirmou o falecimento do líder religioso, em um hospital de Vila Velha. A morte de Gedelti encerra um ciclo na Maratana, em que ele foi o terceiro presidente da instituição religiosa – que em janeiro de 2025 completou 57 anos de fundação –, e vai marcar outro, com o início de um processo interno pela disputa do poder do Presbitério Espírito-Santense da Igreja Cristã Maranata Igreja.
Nos últimos dias, pastores da Maranata pediam orações pelo fundador e presidente. O líder religioso estava internado desde quarta-feira (02/07), depois de sofrer um infarto, e teria morrido de problemas cardíacos. A Igreja Maranata foi fundada em janeiro de 1968, no município de Vila Velha. Tem hoje mais de 5.000 templos no Brasil, e em mais de 100 países de todos os continentes. É dona de um grande poder político e econômico.
Gedelti Gueiros foi o terceiro presidente da Igreja em toda a sua história. O primeiro foi pastor Manoel dos Passos Barros, que presidiu a Igreja entre 1970 e 1986. Seu sucessor foi Edward Hemming Dodd, cunhado de Gedelti. Pastor Dodd esteve como presidente até o seu falecimento em 7 de julho de 2007, quando foi sucedido por Gedelti.
O atual vice-presidente da Maranata é o diplomata aposentado Alexandre Gueiros (Foto à esquerda), primo de Gedelti. Pastor Alexandre vai completar 77 anos em 11 de julho de 2025. Com a morte de Gedelti, ele assume a presidência temporária da Igreja até nova eleição.
Caberá ao Conselho dos Presbíteros da Igreja Cristã Maranata marcar nova eleição para a sucessão de Gedelti. Segundo fontes ouvidas pelo ‘site’ Blog do Elimar Côrtes, pode ser que o pastor Alexandre seja eleito presidente. No entanto, há outras lideranças que aspiram o mesmo cargo, o que provocará uma disputa interna pela primeira vez na história da Maranata.
De acordo com as mesmas fontes, com a morte de Gedelti, pastores que comandam os Conselhos dos Presbíteros da Maranata em Minas Gerais e no Rio de Janeiro poderão romper com a matriz no Espírito Santo. O Conselho dos Presbíteros da Igreja Cristã Maranata é o órgão colegiado que exerce o governo eclesiástico da igreja, sendo responsável pela doutrina e administração. Este conselho é composto por pastores, que atuam como líderes espirituais e administrativos da Igreja.
Governador e prefeitos decretam luto pela morte de Gedelti Gueiros
O governador Renato Casagrande e os prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini, de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e de Cariacica, Euclério Sampaio, decretaram luto oficial pela morte do pastor Gedelti Gueiros:
“Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do Pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata. Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade a sua família e à Igreja Maranata. Decretarei luto oficial de três dias em sua memória”, publicou o governador nas redes sociais.
Lorenzo Pazolini também decretou o luto oficial de três dias na Capital. “A Prefeitura de Vitória (ES) manifesta profundo pesar pelo falecimento do pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, ocorrido na madrugada deste sábado, 5 de julho de 2025, aos 93 anos, em Vila Velha. Em reconhecimento à sua trajetória e relevância, o prefeito Lorenzo Pazolini decretou luto oficial de três dias no município. A Prefeitura de Vitória se solidariza com os familiares, amigos e membros da Igreja Cristã Maranata, reconhecendo a grande perda que representa a partida do pastor Gedelti Gueiros para toda a sociedade capixaba. Sua vida permanecerá como exemplo de fé, sabedoria e dedicação ao bem comum.”
No mesmo sentido, o prefeito Arnaldinho Borgo decretou luto oficial em Vila Velha, onde nasceu a Maranata, por três dias pelo falecimento do pastor Gedelti Gueiros: “Recebi, com profundo pesar, a notícia do falecimento do pastor Gedelti Gueiros. Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade à família, aos amigos e a toda a comunidade da Igreja Cristã Maranata”, afirmou o prefeito.
“Em 1968, ele deu início, em Vila Velha, a um movimento de fé que ultrapassou fronteiras e, hoje, reúne mais de 1 milhão de fiéis no Brasil e no exterior. Gedelti deixa um legado espiritual profundo, marcado pela dedicação à obra de Deus e à edificação da comunidade cristã”, concluiu Arnaldinho Borgo.
O prefeito Euclério Sampaio publicou nota de pesar em suas redes sociais lamentando a morte de Gedelti, de quem era amigo pessoal. Cariacica também decretou luto oficial de três dias: “É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo e grande líder religioso Gedelti Gueiros…Meus sentimentos a toda Igreja e à família”, escreveu Euclério.
Perfil
Gedelti Gueiros nasceu em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1931. Ele se mudou ainda criança com a família para Vila Velha, e iniciou seu trabalho na divulgação do Evangelho na década de 1960.
Formado dentista em 1954 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gedelti também atuou como professor universitário. Ele participava da Igreja Presbiteriana local, sob influência da família, antes de fundar a Igreja Cristã Maranata nos anos 1960.