Sem resultados
Ver todos os resultados
segunda-feira, 7 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

Postura e estilo covarde de jogo são chaves para Botafogo demitir Renato Paiva

30 de junho de 2025
dentro Esportes, Nprincipal
Postura e estilo covarde de jogo são chaves para Botafogo demitir Renato Paiva
494
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

Quando Renato Paiva apresentou-se ao Botafogo, em fevereiro de 2025, a promessa foi de um “futebol ofensivo” e o qual “agradaria ao torcedor”. Sem cumprir o que foi dito em campo, o desempenho da equipe contra o Palmeiras, nas oitavas de final do Mundial de Clubes no último sábado (28/06), foi a ‘gota d’água” para o empresário norte-americano John Textor, domo da SAF Botafogo, decidir pela demissão do treinador português.

“Uma proposta de jogo ofensiva, ter a bola o maior tempo possível e, quando perdemos, recuperar o mais rápido possível. Uma equipe que não é reativa, que vai buscar o gol adversário”, disse Rebato Paiva, ao ser apresentado no Botafogo em 28 de fevereiro, sobre a sua proposta de jogo.

O anúncio da demsis~çao do português foi feito na madrugada desta segunda-feira (30/06), por meio de uma nota oficial assinada por John Textor. A saída de Renato Paiva ocorre após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes. O alvinegro carioca perder de 1 a 0, com o gol do adversário saindo na prorrogação. O treinador foi bastante criticado por ter escalado um time na retranca.

A postura defensiva diante do rival brasileiro irritou John Textor, que externou a insatisfação ao departamento de futebol, incluindo os atletas, após a derrota por 1 a 0 no Lincoln Financial Field. O empresário não concordou com o plano de jogo de Renato Paiva, que manteve o sistema com três volantes. Danilo Barbosa, substituindo Gregore, atuou ao lado de Allan e Marlon Freitas. O plano de jogo foi utilizado por Paiva nas partidas contra PSG e Atlético de Madrid, mas o entendimento era de que o Botafogo deveria assumir outra postura diante do adversário brasileiro.

O desempenho do Botafogo já era alvo de insatisfação interna, mas John Textor segurou a pressão por mudança no comando técnico até o Mundial de Clubes. Nas cinco primeiras rodadas da Série A como visitante, por exemplo, a equipe de Renato Paiva não marcou um único gol, fazendo dois pontos de 15 em disputa.

“O primeiro sentimento que me veio assim que o árbitro apitou, independentemente se tivesse vencido ou perdido, é de orgulho. Pelo trajeto que fizemos até aqui, pelo que os jogadores fizeram, a capacidade de jogar contra uma equipe forte e que conhecemos bem”, disse o treinador Renato Paiva após o jogo contra o Palmeiras.

Além de Renato Paiva, Ricardo Dionísio (auxiliar), Miguel dos Santos (auxiliar), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico) também deixaram o Botafogo. Renato Paiva foi anunciado pelo Botafogo no dia 27 de fevereiro de 2025, depois de longa novela para definir quem comandaria a equipe em 2025. Campeão da Libertadores e do Brasileiro em 2024, Artur Jorge havia decidido deixar o clube para aceitar a proposta do Al-Rayyan, do Catar, na última semana de dezembro.

Ao todo, Renato Paiva esteve à frente do Botafogo em 23 jogos, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas. O aproveitamento foi de 56.5%. O treinador ficou marcado por comandar a vitória sobre o PSG por 1 a 0, na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. O Botafogo ocupa o 8º lugar no Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 jogos. A equipe está classificada para as oitavas de final da Libertadores (rival será a LDU) e da Copa do Brasil (enfrentará o Bragantino).

A demissão de Renato Paiva é o primeiro ato de Textor depois de deixar o comando do Lyon e prometer dar mais atenção ao Botafogo. O empresário americano oficializou a sua renúncia à liderança do clube francês e nomeou dois substitutos: o alemão Michael Gerlinger é o novo CEO, enquanto a sul-coreana naturalizada americana Michele Kang assume a presidência.

Com a mudança na França, Textor avisou que vai participar mais das decisões do dia a dia do Botafogo. “Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle globalmente, voltando mais para o Botafogo. Tenho ótimos sócios no Eagle Football Group, acionistas que vão tomar à frente para lidar com assuntos que eu honestamente não fui muito bom para lidar na França. Estou ansioso para me reconectar com o Brasil”, disse o empresário no sábado, antes do jogo contra o Palmeiras.

Confira a nota do Botafogo

“O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil.

John Textor e a diretoria do Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo técnico para o desafio de continuar no caminho dos títulos, lutando pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro e pelo inédito título da Copa do Brasil.”

 

 

 

Post Views: 53
Compartilhe198Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Camaras de Vereadores
  • Cart
  • Checkout
  • Congresso Nacional
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home Backup
  • My account
  • Página de exemplo
  • Poder Legislativo
  • Shop
  • sht
  • Sobre o Blog

Copyright © 2024 Augusto Assis