Quando Renato Paiva apresentou-se ao Botafogo, em fevereiro de 2025, a promessa foi de um “futebol ofensivo” e o qual “agradaria ao torcedor”. Sem cumprir o que foi dito em campo, o desempenho da equipe contra o Palmeiras, nas oitavas de final do Mundial de Clubes no último sábado (28/06), foi a ‘gota d’água” para o empresário norte-americano John Textor, domo da SAF Botafogo, decidir pela demissão do treinador português.
“Uma proposta de jogo ofensiva, ter a bola o maior tempo possível e, quando perdemos, recuperar o mais rápido possível. Uma equipe que não é reativa, que vai buscar o gol adversário”, disse Rebato Paiva, ao ser apresentado no Botafogo em 28 de fevereiro, sobre a sua proposta de jogo.
O anúncio da demsis~çao do português foi feito na madrugada desta segunda-feira (30/06), por meio de uma nota oficial assinada por John Textor. A saída de Renato Paiva ocorre após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes. O alvinegro carioca perder de 1 a 0, com o gol do adversário saindo na prorrogação. O treinador foi bastante criticado por ter escalado um time na retranca.
A postura defensiva diante do rival brasileiro irritou John Textor, que externou a insatisfação ao departamento de futebol, incluindo os atletas, após a derrota por 1 a 0 no Lincoln Financial Field. O empresário não concordou com o plano de jogo de Renato Paiva, que manteve o sistema com três volantes. Danilo Barbosa, substituindo Gregore, atuou ao lado de Allan e Marlon Freitas. O plano de jogo foi utilizado por Paiva nas partidas contra PSG e Atlético de Madrid, mas o entendimento era de que o Botafogo deveria assumir outra postura diante do adversário brasileiro.
O desempenho do Botafogo já era alvo de insatisfação interna, mas John Textor segurou a pressão por mudança no comando técnico até o Mundial de Clubes. Nas cinco primeiras rodadas da Série A como visitante, por exemplo, a equipe de Renato Paiva não marcou um único gol, fazendo dois pontos de 15 em disputa.
“O primeiro sentimento que me veio assim que o árbitro apitou, independentemente se tivesse vencido ou perdido, é de orgulho. Pelo trajeto que fizemos até aqui, pelo que os jogadores fizeram, a capacidade de jogar contra uma equipe forte e que conhecemos bem”, disse o treinador Renato Paiva após o jogo contra o Palmeiras.
Além de Renato Paiva, Ricardo Dionísio (auxiliar), Miguel dos Santos (auxiliar), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico) também deixaram o Botafogo. Renato Paiva foi anunciado pelo Botafogo no dia 27 de fevereiro de 2025, depois de longa novela para definir quem comandaria a equipe em 2025. Campeão da Libertadores e do Brasileiro em 2024, Artur Jorge havia decidido deixar o clube para aceitar a proposta do Al-Rayyan, do Catar, na última semana de dezembro.
Ao todo, Renato Paiva esteve à frente do Botafogo em 23 jogos, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas. O aproveitamento foi de 56.5%. O treinador ficou marcado por comandar a vitória sobre o PSG por 1 a 0, na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. O Botafogo ocupa o 8º lugar no Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 jogos. A equipe está classificada para as oitavas de final da Libertadores (rival será a LDU) e da Copa do Brasil (enfrentará o Bragantino).
A demissão de Renato Paiva é o primeiro ato de Textor depois de deixar o comando do Lyon e prometer dar mais atenção ao Botafogo. O empresário americano oficializou a sua renúncia à liderança do clube francês e nomeou dois substitutos: o alemão Michael Gerlinger é o novo CEO, enquanto a sul-coreana naturalizada americana Michele Kang assume a presidência.
Com a mudança na França, Textor avisou que vai participar mais das decisões do dia a dia do Botafogo. “Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle globalmente, voltando mais para o Botafogo. Tenho ótimos sócios no Eagle Football Group, acionistas que vão tomar à frente para lidar com assuntos que eu honestamente não fui muito bom para lidar na França. Estou ansioso para me reconectar com o Brasil”, disse o empresário no sábado, antes do jogo contra o Palmeiras.
Confira a nota do Botafogo
“O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil.
John Textor e a diretoria do Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo técnico para o desafio de continuar no caminho dos títulos, lutando pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro e pelo inédito título da Copa do Brasil.”