A menos de um mês para as eleições internas do PT, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula e presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, declarou apoio à candidatura da deputada federal Jack Rocha para seguir no comando da sigla no Espírito Santo. Em uma mensagem carregada de simbolismo político, Gleisi Hoffmann reiterou sua confiança no trabalho de Jack Rocha, falou sobre a importância de garantir a união dos petistas e ressaltou o alinhamento ideológico entre o Diretório Nacional e Estadual. Outra chapa na disputa pela direção estadual do PT é liderada pelo deputado João Coser. A eleição vai acontecer em julho.
“Declaro meu apoio à reeleição da companheira Jack Rocha à presidência do PT no Espírito Santo. Conheço Jack há muitos anos, nós compartilhamos várias batalhas – desde a resistência ao golpe até a vitória do presidente Lula, em 2022. No Congresso ela se destaca pela coragem, firmeza e compromisso com o povo capixaba. Sob sua liderança, o PT do Espírito Santo voltou a crescer, conquistando espaço político e institucional”, pontuou Gleisi Hoffmann, presidente Nacional do PT de 2017 a 2025. Veja aqui a íntegra do vídeo da ministra.
“É hora de fortalecer ainda mais o governo Lula e, por isso, o PT precisa estar forte nos Estados, conectado com a juventude e com o povo trabalhador e com os novos tempos. Jack Rocha representa tudo isso. Vote Jack Rocha 380 no Espírito Santo! Edinho Silva 180 para presidente Nacional do PT! Vamos juntos construir um partido cada vez mais forte, unido, popular e à altura dos desafios do nosso tempo”, disse em vídeo.
Jack Rocha é a primeira mulher negra a se eleger deputada federal pelo Espírito Santo. Relatora da Lei de Igualdade Salarial, sancionada em 2023, responsável pela Secretaria da Mulher na Câmara e vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, Jack Rocha disputa a reeleição para presidente do PT-ES – cargo que ocupa desde dezembro de 2019. Sua agenda de propostas fala em democratizar ainda mais recursos, fortalecendo a legenda no interior; inserir a base e os movimentos sociais como protagonistas do debate público; avançar na luta pelos direitos das mulheres; combater e vencer o racismo no Brasil, além de derrotar a extrema-direita.
Em mais de duas décadas de filiação ao PT, Jack Rocha iniciou a vida pública em 2022, quando foi eleita deputada federal, recebendo 51.317 votos. Depois de assumir o comando do PT-ES, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de filiados do partido subiu de 24 mil, em 2020, para os atuais 32.605, em junho de 2025. Levou a sigla ao segundo turno das eleições de Vitória – em 2020 –, conquistou duas cadeiras a mais na Assembleia Legislativa e elegeu o deputado federal – Helder Salomão – mais votado de todo o Estado; além de filiar um senador da República (Fabiano Contarato).
O PED (Processo de Eleição Direta) é um instrumento da democracia interna do PT, no qual filiados e filiadas podem renovar direções em todas as instâncias partidárias: municipais, regionais, estaduais e nacional. Em 2025, essas eleições internas estão marcadas para o dia 6 de julho.



