Carregando...

Pela primeira vez, uma soldada da Polícia Militar assume um cargo de secretária em um Executivo Municipal no Espírito Santo. Trata-se da atual diretora Social e Relações Públicas da Associação das Praças da PM e do Corpo de Bombeiros do Estado (Aspra/ES), a soldada PM Lorena Nascimento dos Santos, que, aos 29 anos de idade, é a nova secretária Municipal da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica.

Quando se trata de profissionais da área da segurança pública, normalmente os chefes dos Executivos convidam apenas oficiais – de preferência, coronéis – ou delegados de Polícia para cargos de secretários ou em outras funções do alto escalão da administração.

A nomeação de Lorena Nascimento para o cargo está publicada no Diário Oficial do Municipal de Cariacica desta terça-feira (06/05), depois que ela foi cedida pelo Governo do Estado à Prefeitura. A escolha da policial para o posto foi feita pela vice-prefeita e secretária de Governo de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), e acolhida pelo prefeito Euclério Sampaio. Neste segundo mandato de Euclério, o cargo vinha sendo ocupado interinamente pela secretária Municipal de Assistência Social, Danyelle Lírio.

Com 11 anos de carreira na Polícia Militar – ela é da turma de 2014 –, Lorena Nascimento é graduada em Bacharel em Direito. Está na Aspra desde 2022. Ela disputou as eleições municipais de 2024 e obteve 1.599 votos para o cargo de vereadora em Cariacica pelo União Brasil, mas não conseguiu se eleger.

Nascida e criada na região de Mangue Seco, na Grande Porto de Santana, Lorena tem um histórico de lutas em favor de causas sociais. É atualmente embaixadora Coletivo Juntos+de Famílias Atípicas Capixabas, que há mais de três anos luta pela garantia de direitos e inclusão das pessoas com autismo e síndrome de down, por exemplo.

Lorena Nascimento é idealizadora do Projeto Mulheres Fortes, que entra em seu terceiro ano com a finalidade de ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social e doméstica a se defender de possíveis agressões. A entidade possibilita suporte de segurança, emocional e jurídica.

No primeiro ano, em 2023, o projeto atendeu 113 mulheres que participaram de um curso de tiro defensivo. Em 2024, foi a vez de Lorena e suas parceiras promoverem um curso de técnicas de defesa pessoal, com a presença de 80 mulheres.

“Para este ano de 2025, vamos repetir o curso de defesa pessoal, para orientar as pessoas sobre como se defender de um estupro, de assédio. Ensinamos às vítimas a analisar a situação para depois entender qual a melhor forma de reagir”, explica Lorena Nascimento, que é casada com o cabo PM Siqueira e é mãe de Ana Liz, de 3 anos, e Vicente, 1 ano.

Lorena Nascimento explica como vai ser seu foco na Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica: “Vamos em busca de resultados concretos e espero contribuir para uma nova fase na política da Pasta. Entre as prioridades estão: o enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio, a valorização da juventude, a prevenção ao uso de drogas, a promoção da igualdade racial e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à família”, pontua a nova secretária.