Carregando...

O governador Renato Casagrande (PSB), que no ano passado foi recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano, lamentou a morte do Pontífice ocorrida nesta segunda-feira (21/04). Em suas redes sociais, o líder capixaba destacou o legado deixado por Francisco, sempre preocupado na proteção dos mais “vulneráveis”. Casagrande foi o último político capixaba estar pessoalmente com o Papa:

Escreveu Casagrande: “Recebo com muita tristeza a notícia da partida do  Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma Igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco”.

Renato Casagrande decretou luto no Estado por conta da morte do chefe da Igreja Católica: “Decretei luto de três dias no Espírito Santo em memória do Papa Francisco. Sua voz firme em defesa dos mais vulneráveis, sua fé aliada à coragem e sua simplicidade tocaram o mundo. Seu exemplo seguirá nos guiando”, pontuou o governador.

No dia 9 de novembro de 2024, Renato Casagrande, a primeira-dama do Estado, dona Virgínia Casagrande, além de assessores, foram recebidos pelo Papa Francisco, em audiência privada no Vaticano. No encontro, o Casagrande e o Papa falaram sobre temas mundiais, como a questão das mudanças climáticas. Também debateram a situação dos povos indígenas e quilombolas no Brasil. O até então chefe da Igreja Católica recebeu o governador e dona Virgínia na Biblioteca Privada do Palácio Apostólico São Damásio.

Na ocasião, o governador capixaba também apresentou a Francisco alguns símbolos do Espírito Santo, como a Festa da Penha; o Convento da Penha, santuário religioso franciscano, mesma Ordem religiosa do Papa; o Palácio Anchieta. Casagrande convidou o Papa a participar da Festa da Penha, que celebra a Padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, cujo Oitavário começou no Domingo de Páscoa (20/04). A festa se encerrará na próxima segunda-feira (28/04).

Na audiência, que durou 30 minutos, Casagrande presenteou o Papa com uma obra de arte da imagem do Santo Anchieta, que foi canonizado por Francisco em abril de 2014. A obra foi criada pelo artista plástico capixaba Ivan Coelho. A imagem do Santo Anchieta é de madeira com detalhes em aço, simbolizando as riquezas do Estado.