A Assembleia Legislativa do Espírito Santo recebeu, na tarde de segunda-feira (31/03), o troféu pela vitória do projeto Arranjos Produtivos no prêmio Assembleia Cidadã, da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Esse projeto é voltado para o fortalecimento da agricultura familiar capixaba e venceu na categoria ‘Projetos Especiais’, na Conferência da Unale em 2024. A presidente da Unale, a deputada estadual Jucélia Freitas, conhecida como Tia Ju (Republicanos/Rio), afirmou que o ‘Arranjos Produtivos’ serve de modelo para outros Estados do País.
O objetivo do projeto é fortalecer a agricultura familiar capixaba, promovendo a diversificação de culturas, oferecendo assistência técnica e fornecendo mudas e equipamentos a produtores rurais em 27 municípios do Estado. Além disso, a iniciativa se destaca ao levar conhecimento técnico aos agricultores, capacitando-os em práticas agrícolas mais eficientes e no gerenciamento de seus negócios no setor agropecuário. Essa capacitação contribui diretamente para o aumento da renda das famílias e cria oportunidades para os jovens permanecerem no campo, reduzindo o êxodo rural.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União), ressaltou a parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) para a concretização do ‘Arranjos’.
“[Aderes] Tem nos ajudado muito. O Arranjos ‘Produtivos’ vai sair de 20 para 27 cidades. As outras cidades todas estão querendo, e já falei para o governador [Renato Casagrande] que precisa ser um projeto de Estado. Ajuda, principalmente, a agricultura familiar”, destacou.
Marcelo Santos ainda agradeceu aos deputados e aos servidores da Ales pelo trabalho a favor do projeto. “Essa taça é de todos, é do Espírito Santo, que foi reconhecido por todas as Assembleias. Tínhamos a convicção que nessa área era o melhor projeto do Brasil. Viva o Espírito Santo! Viva o Arranjos Produtivos!”, exaltou.
O presidente do Parlamento capixaba destacou a importância da premiação e dedicou a conquista a todos os envolvidos no projeto. “Essa vitória é de todos: deputados, servidores, estagiários, prestadores de serviço e, principalmente, dos agricultores familiares que são beneficiados. Todo esse trabalho tem valido a pena, não apenas pela premiação, mas por inspirar outros estados a adotarem iniciativas semelhantes”, afirmou Marcelo Santos.
O parlamentar também ressaltou a relevância do reconhecimento, uma vez que a Unale congrega todas as Assembleias Legislativas do País. “O Espírito Santo mostrou sua força ao competir com Estados de grande porte e sair vitorioso. Isso reforça que estamos no caminho certo e nos motiva a fazer o projeto crescer cada vez mais”, completou.
O diretor-geral da Aderes, Alberto Gavini, explicou que a agência presta apoio para pequenos projetos, rurais e urbanos, e celebrou a parceria com a Ales.
“O ‘Arranjos’ faz capacitação (dos produtores), formação para melhorar a produção, faz a diversificação dos produtos e ajuda na comercialização. Faz a doação de sementes e mudas, estudando o que é melhor para produzir no local, gerando renda e riqueza. É um projeto de mais de R$ 12 milhões. (…) Queremos chegar a todos os municípios (capixabas)”, garantiu.
O troféu foi entregue antes da sessão ordinária de segunda-feira, no Plenário da Assembleia, em uma solenidade que reuniu deputados estaduais e representantes da Unale. Entre eles, estava a presidente da organização, a deputada estadual Tia Ju, que reconheceu o projeto como inspirador.
“Celebramos hoje o que há de mais positivo no setor público. O ‘Arranjos Produtivos’ é um modelo que precisa ser replicado em todo o Brasil, pois reconhece e apoia quem trabalha arduamente para garantir o sustento das suas famílias e fortalecer nossa economia. O ‘Arranjos Produtivos’ eva tecnologia, capacitação e assistência técnica para milhares de agricultores familiares. A Ales mostra que é possível aproximar o parlamentar da vida real, da roça, da produção, da vida e da esperança. Sou nascida na zona rural e filha de produtor da agricultura familiar. Entendo o valor que esse prêmio tem para quem coloca comida na mesa da população capixaba”, disse.
Tia Ju ainda anunciou para a próxima conferência uma nova categoria do prêmio Assembleia Cidadã: reportagem legislativa. “Queremos fortalecer a comunicação pública e o jornalismo legislativo como instrumento de transparência e participação democrática. É a Unale reconhecendo a importância de informar com responsabilidade e aproximar ainda mais a população dos parlamentos estaduais”, salientou.
Ao final da cerimônia, Marcelo Santos enalteceu o comando de Tia Ju à frente da Unale e os objetivos do Arranjos Produtivos. “Sob sua liderança a Unale está tomando uma nova cara, com uma gestão moderna e eficiente. Estamos mostrando a importância do Parlamento na vida das pessoas. O Arranjos Produtivos não é um projeto frio, de entrega de mudas. O ativo é o conhecimento para o produtor, que já tem uma expertise, poder produzir mais e melhor, e ajudando também na diversificação para ele não ficar refém de apenas uma cultura”, concluiu.
Além de Tia Ju, a comitiva da Unale contou com o 3º Tesoureiro, deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos-TO); e o conselheiro fiscal, deputado estadual Ivan Naatz (PL-SC).
Sobre o projeto Arranjos Produtivos
Por meio da Casa dos Municípios, da Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Estado e com o apoio das prefeituras, o projeto já atendeu mais de 30 mil agricultores familiares, ouvindo suas demandas e oferecendo suporte através de seminários, diagnósticos, assistência técnica, treinamentos e regularização de agroindústrias.
Além disso, uma das principais ações da iniciativa é a entrega de equipamentos e mudas selecionadas, que permite aos agricultores diversificar suas lavouras, aumentar a produtividade e garantir maior segurança econômica. Entre as mudas distribuídas estão variedades como uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola, morango e maracujá, acompanhadas de orientação para o cultivo, colheita e beneficiamento dos produtos. A iniciativa promove não apenas a diversificação das culturas, mas também a sustentação da economia rural.
“O principal ativo do projeto é o conhecimento. Levamos informação qualificada ao homem e à mulher do campo, ajudando-os a diversificar sua produção e garantir maior segurança financeira. Nossos técnicos acompanham todo o processo, desde a análise do solo até a certificação da agroindústria, garantindo que os agricultores tenham todo o suporte necessário”, explicou o deputado Marcelo Santos.
Além de melhorar a produtividade e a renda dos agricultores, o ‘Arranjos Produtivos’ também tem um papel fundamental na fixação dos jovens no campo. Com capacitação técnica e incentivos para o empreendedorismo rural, o projeto abre novas oportunidades para as futuras gerações, tornando a vida no meio rural mais atrativa e viável economicamente.
“Essa conquista é resultado de um esforço coletivo, realizado por diversas mãos. Não teríamos chegado tão longe sem o apoio dos deputados, do Governo do Estado e sem o trabalho dedicado da equipe da Casa dos Municípios, dos técnicos e dos agricultores, que estão sempre de braços abertos para nos receber. Com o apoio de todos, conseguimos transformar desafios em oportunidades para quem trabalha e vive no campo”, ressaltou a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga.
(Fotos: Ellen Campanharo/Ales)



