Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo principal na elaboração do cardápio para as 127 escolas, tanto do ensino infantil quanto do ensino fundamental, é garantir que os alunos recebam os nutrientes essenciais para o seu crescimento e aprendizagem, que auxiliam no desenvolvimento físico e cognitivo.
A Prefeitura de Cariacica serve diariamente para os 54 mil alunos da Rede Municipal de Ensino uma alimentação equilibrada, balanceada e nutritiva com cardápios variados. A gestão do prefeito Euclério Sampaio segue, assim, a máxima: se para uma alimentação saudável é “descascar mais e desembalar menos”, o mesmo acontece na preparação da merenda escolar.
O objetivo principal na elaboração do cardápio para as 127 escolas, tanto do ensino infantil quanto do ensino fundamental, é garantir que os alunos recebam os nutrientes essenciais para o seu crescimento e aprendizagem, que auxiliam no desenvolvimento físico e cognitivo.
“A composição da merenda escolar, além de auxiliar no combate à desnutrição e a insegurança alimentar, também contribui para a educação nutricional e formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância”, destaca a secretária Municipal de Educação, Luzian Belisário.
O cardápio da merenda escolar da Rede Municipal de Cariacica é elaborado por nutricionistas da Seme de acordo com as diretrizes do Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “No cardápio escolar, evitamos ao máximo o uso de alimentos ultraprocessados e com alta carga de gorduras saturadas e trans. Além das restrições ao uso de açúcar e adoçantes, especialmente nas preparações destinadas a crianças de até três anos”, garante a nutricionista responsável, Abyla Romão Matias.
A legislação também exige que ao menos 30% dos gêneros alimentícios sejam adquiridos da Agricultura familiar, a fim de garantir alimentos frescos e de qualidade para os estudantes e também fortalecer a economia local.
Para isso, são entregues, semanalmente, pela Agricultura Familiar, e em todas as unidades municipais de ensino, verduras, legumes, frutas, pães e biscoitos para a composição diária dos cardápios da merenda escolar nas escolas da rede municipal.