Uma comissão de inspeção da Fifa esteve, na terça-feira (11/02), no Estádio Estadual Kléber Andrade, em Campo Grande, Cariacica. Estruturas localizadas no Espírito Santo estão sendo avaliadas para servir de centro de treinamento para seleções que disputarão a Copa do Mundo Feminina da Fifa de 2027, que será disputada no Brasil, e o maior palco do futebol capixaba será colocado à disposição como uma das opções.
Durante a visita técnica, várias partes do Kléber Andrade foram avaliadas, sendo que o gramado foi um dos itens elogiados pelos inspetores. O anúncio com a confirmação das cidades-sedes e dos locais de centro de treinamento deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano de 2025.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, agradeceu aos integrantes da Fifa pela visita. “Foi uma grande satisfação recebê-los no principal palco do futebol capixaba. O Kléber Andrade vem se firmando cada vez mais como um dos melhores estádios de médio porte do País, com capacidade para cerca de 20 mil torcedores e um excelente gramado, elogiado por todos. Já tivemos uma experiência muito boa em 2014, quando recebemos a seleção de Camarões. E, agora, seguimos na expectativa para contribuir com a organização da Copa do Mundo de 2027, que, com certeza, será uma grande festa do futebol feminino em nosso País”, destacou Nunes.
Durante a Copa do Mundo de 2014 – masculina –, também realizada no País, o Kléber Andrade recebeu os treinamentos da Seleção de Camarões. Já o Estádio Engenheiro Araripe, em Jardim América, abrigou as atividades da equipe da Austrália.
Além disso, o Klebão também já sediou competições internacionais, como, por exemplo, a Copa do Mundo Sub-17 da Fifa, em 2019, e o Torneio Internacional do Espírito Santo, em 2022, que teve a participação de Brasil, Equador, Paraguai e Uruguai. Além disso, em outubro do ano passado, a seleção brasileira feminina realizou dois amistosos no estádio, contra a Colômbia.
(Fotos: Rodolfo Mageste/Sesport)