O Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil e a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) realizaram uma ação conjunta de combate à ligação clandestina de água em uma transportadora localizada no bairro Alto Lage, em Cariacica. A operação, feita na quinta-feira (06/02), foi deflagrada após uma denúncia anônima recebida pela Central de Atendimento ao Cliente da Cesan.
Durante a ação, os técnicos da Companhia identificaram que o imóvel, utilizado como estacionamento e centro administrativo da transportadora e em funcionamento há cinco anos, realizava o abastecimento de forma irregular. Neste período, a fraude resultou em um desperdício de aproximadamente 14,4 milhões de litros de água tratada, volume equivalente a 14 mil caixas d’água de mil litros, e a um prejuízo financeiro de R$ 185 mil.
Inicialmente, o representante da empresa alegou que a água utilizada era proveniente de um poço. No entanto, técnicos da Cesan realizaram um teste de reagente que detectou a presença de cloro na água, confirmando que era água tratada desviada ilicitamente da rede de distribuição, por meio dos canos que abastecem outros imóveis na região.
O proprietário da transportadora não estava no local no momento da fiscalização e, por isso, não houve prisão em flagrante. A Polícia Civil dará prosseguimento às investigações para responsabilizar os envolvidos na irregularidade.
A Cesan reforça a importância da regularização das ligações de água e incentiva a população a denunciar práticas clandestinas por meio dos canais oficiais de atendimento. O desvio de água gera prejuízos financeiros para a Companhia, compromete o abastecimento regular dos clientes e pode representar riscos à qualidade da água distribuída.
Para denunciar irregularidades, os clientes podem entrar em contato com a Cesan pelo telefone 115 ou pelo site oficial da Companhia.