Sem resultados
Ver todos os resultados
sábado, 19 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Mulheres vítimas de violência vão ter cotas em contratos públicos de trabalho no Espírito Santo

Parceria foi assinada entre o governador Casagrande e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “A gente sabe que a solução econômica não é a única saída para o problema, mas é uma solução necessária. Ela não é suficiente, mas é necessária para que as mulheres tenham a capacidade financeira de romper o ciclo de violência, explicou Esther Dwerck.

28 de janeiro de 2025
dentro Politica
Mulheres vítimas de violência vão ter cotas em contratos públicos de trabalho no Espírito Santo
508
COMPARTILHAMENTOS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

O governador Renato Casagrande (PSB) e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwerck, assinaram, na tarde de segunda-feira (27/01), uma série de parcerias. Uma delas é um acordo firmado com Governo Federal que reserva cotas em contratos públicos de 8% às mulheres em situação de violência doméstica e familiar no Espírito Santo. São  vagas de trabalho em contratos de serviços terceirizados do Governo Estadual. Outras parcerias assinadas visam o aprimoramento e a modernização da gestão pública capixaba. A solenidade ocorreu no Palácio Cultural Sônia Cabral, em Vitória.

A medida de cotas em contratos públicos para mulheres vítimas de violência doméstica é resultado de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para a ministra Esther Dweck, a parceria é positiva, pois proporciona às mulheres uma oportunidade de romper o ciclo da violência. “A gente sabe que a solução econômica não é a única saída para o problema, mas é uma solução necessária. Ela não é suficiente, mas é necessária para que as mulheres tenham a capacidade financeira de romper o ciclo de violência, explicou Dweck.

A implementação da medida requer também a capacitação dos representantes do Estado, de acordo com a ministra: “É preciso, além da inserção no mercado de trabalho, o cuidado e acolhimento às vítimas para que elas não sejam estigmatizadas e revitimizadas.”

De acordo com Esther Dweck, por meio da reserva de 8% das vagas, o Governo Federal espera fornecer recursos para que as mulheres possam sair da situação violenta. Segundo ela, a medida reconhece que, muitas vezes, as vítimas são violentadas por familiares ou companheiros e acabam não rompendo a relação devido à dependência econômica do agressor.

O objetivo da iniciativa de reserva 8% da conta de vagas em empresas terceirizadas que prestam serviços ao Estado é promover a autonomia financeira e a inclusão social dessas mulheres, o que contribui para o rompimento do ciclo de violência e vulnerabilidade no qual estão inseridas. A ação reforça também o compromisso do Estado com a promoção da equidade de gênero e a proteção social.

“O Projeto Emprega MulherES é mais do que uma política de empregabilidade. É uma política de transformação. Ao incluir mulheres pretas, pardas, trans e outras em situação de vulnerabilidade, reafirmamos o compromisso de que nenhuma mulher será deixada para trás. Estamos mostrando que, quando os governos atuam com sensibilidade e foco, podemos criar políticas públicas que promovam mudanças reais e duradouras”, afirmou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.

“Além disso, temos iniciativas voltadas para a inclusão de mulheres vítimas de violência, onde destinaremos vagas em contratos do Governo Federal com o Governo do Estado para que elas consigam sair da situação de abuso. Também vamos apoiar os Estados na emissão das novas carteiras e queremos antecipar a entrega desse novo modelo até o fim dos mandatos de governadores e do nosso presidente Lula”, completou a ministra Esther Dwerck.

O evento marcou também a adesão do Espírito Santo ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). A iniciativa oferece um pacote de serviços e soluções tecnológicas que otimizam a administração pública em áreas estratégicas, como compras governamentais, transformação digital, gestão patrimonial e cursos de capacitação para servidores.

Conhecido como ProPEN, o programa é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e tem como objetivo impulsionar a transformação digital e a modernização da gestão pública nacional por meio da expansão das soluções oferecidas pela União dentro do Processo Eletrônico Nacional (PEN) O Espírito Santo é o sétimo Estado do Brasil e o primeiro da Região Sudeste a aderir ao programa.

“Acredito que a digitalização dos serviços é fundamental para garantir que a população tenha acesso aos benefícios oferecidos pelos governos. Com a digitalização, o Governo pode conhecer melhor a população, o que permite qualificar ainda mais as entregas. Por isso, ressaltamos a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O ProPEN visa tirar as prefeituras do papel e essa iniciativa tem um impacto significativo na vida das pessoas, pois agilizamos os processos e evitamos que a população tenha que apresentar os mesmos documentos a diferentes órgãos”, afirmou a ministra.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande abordou a importância das parcerias com o Governo Federal. “Eu sou o governador mais municipalista dos últimos anos no Espírito Santo e sei que o presidente Lula também é municipalista. Sabemos que não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então é importante ter parceria com os municípios. Quando a gente assina esse contrato que destina vaga às mulheres vítimas de violência mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Casagrande prosseguiu: “Quando o Governo Federal vem ofertar qualificação aos nossos servidores e dos municípios também, nos alegra, pois são os servidores que fazem o atendimento à população e estando bem qualificado, melhora-se o atendimento. Quando a gente faz a nova carteira de identidade também aumenta nosso nível de compartilhamento de dados com o Governo Federal. Ter esses dados compartilhados é fundamental para que possamos ter uma agilidade nos processos de atendimento.”

E-Docs nos municípios

Durante a cerimônia também foi anunciada a ampliação do uso de soluções de processo eletrônico nos municípios capixabas, com a possibilidade de adesão das prefeituras ao Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado, o E-Docs, sem ônus para a gestão municipal.

“Já implementamos o E-Docs em sete municípios capixabas: Alegre, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Aproveito a oportunidade para reforçar o convite de adesão às demais prefeituras. Queremos fortalecer essa política de parcerias e colaborações, para que tenhamos gestões públicas cada vez mais digitais, inovadoras, transparentes e inclusivas para a população”, ressaltou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.

Além dispensar o uso de papel, a autuação e tramitação de documentos e processos via e-Docs proporcionam os seguintes benefícios: agilidade no atendimento das demandas, redução de custos operacionais com deslocamento de processos por mensageria, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações, transparência e segurança dos dados. Junto com o e-Docs, o Estado também está fornecendo às prefeituras um sistema de agendamento e um sistema para facilitar o envio de informações pelo cidadão, por meio da elaboração de formulários dinâmicos.

(Fotos: Hélio Filho/Secom)

Post Views: 139
Compartilhe203Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis