O governador Renato Casagrande (PSB) vai anunciar no decorrer desta semana o nome que pretende apoiar para disputar a presidência da Assembleia Legislativa. A informação foi dada por Casagrande ao site Blog do Elimar Côrtes, na manhã desta segunda-feira (20/01), no Palácio Anchieta, em Vitória, depois de assinar o Termo de Fomento com a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) e Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), que estabelece repasse de R$ 6 milhões do Governo do Estado para o desfile das Escolas de Samba, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2025, no Sambão do Povo, em Vitória.
A eleição deve ocorrer no dia 1º de fevereiro. Ainda nesta segunda-feira, o governador já iniciou conversas com os deputados. Inclusive, o atual presidente do Legislativo, Marcelo Santos (União Brasil), que já colocou seu nome como candidato à reeleição, esteve presente no Palácio Anchieta para a cerimônia de realização do anúncio de apoio às escolas de samba. Lá também estiveram os deputados Dary Pagung (PSB), que o líder do governo na Ales; Mazinho dos Anjos (PSDB); e Denninho Silva (União). Outro nome comentado nos bastidores para disputar o cargo de presidente é o do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB):
“Estou começando hoje a conversar com os deputados. Já me reuni com o líder do governo [Dary Pagung]. Então vou conversar e esta semana a gente fala do assunto”, disse Casagrande.
Uma fonte que tem acompanhado o processo eleitoral para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acrescentou que o governador vai aproveitar esses próximos dois dias para intensificar a conversa com os parlamentares. E até quarta-feira (22/01), Renato Casagrande anuncia o nome de consenso.
Pela avaliação de quem tem acompanhado as movimentações para a eleição na Ales, o nome mais forte é o para ter o apoio do governador e de sua base no Legislativo é o do presidente Marcelo Santos, que, tem, inclusive, o apoio dos 78 prefeitos capixabas. No entanto, independente do nome que terá o apoio do governo, o outro vai aceitar a opção de Renato Casagrande e não vai concorrer ao pleito, informou uma fonte.



