Os credores do Grupo João Santos aprovaram na quarta-feira (06/11), em assembleia geral, o plano de Recuperação Judicial do conglomerado. A proposta aprovada indica o dobro do valor a ser pago aos credores trabalhistas. O plano foi aprovado com aval de 59,91% dos credores presentes na reunião. A nova proposta foi fruto do aprofundamento do diálogo entre os credores e a nova gestão do grupo, que assumiu em agosto de 2022. No Espírito Santo, o Grupo João Santos é proprietário do Cimento Nassau e da Rede Tribuna de Comunicação, um dos maiores grupo de comunicação do País, que agrega televisão, rádios, portal na internet e jornal impresso.
O plano de Recuperação Judicial teve início no final de dezembro de 2022, quando a nova gestão realizou um minucioso levantamento do patrimônio, dos credores, do passivo e dos ativos do Grupo. De lá para cá, o grupo retomou a atuação de duas fábricas, estando atualmente com quatro delas em funcionamento, o que resultou num faturamento de R$ 1 bilhão. A perspectiva é de que, no próximo ano, seja realizada a reativação de mais duas unidades fabris.
Antes da aprovação, o Grupo João Santos já havia firmado o maior acordo de transação tributária do País com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que assegura a quitação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com mais de 22 mil trabalhadores. “A votação alcançada reflete o resultado de intensas negociações com os diversos agentes interessados no conjunto de negócios que integram o Grupo”, comentou advogado Gustavo Matos, sócio do Matos Advogados, escritório que conduz o processo.
Já o economista João Rogério Filho, da PPK Consultoria, responsável pela estruturação econômico-financeira do plano apresentado, destacou a importância da vitória para o crescimento do Grupo João Santos. “O reperfilamento do passivo perante entes públicos e privados é mais um importante passo no novo momento desse importante Grupo Industrial”, frisou.
Os copresidentes do Grupo, Guilherme Rocha e Nivaldo Brayner, afirmaram que a aprovação representa a chegada de um novo tempo para o Grupo João Santos. “É algo que fortalece nosso ânimo e confiança na correção das medidas para o enfrentamento aos desafios que ainda se apresentam. Podemos afirmar que um novo tempo chegou para o Grupo João Santos”.