Começou nesta quarta-feira (23/10 a Exposição Moradores da Floresta, no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vila Velha, localizado na Avenida Ministro Salgado Filho, 1.000, no bairro Soteco. A mostra promete uma experiência educativa imersiva ao revelar detalhes do corpo humano e da fauna da Mata Atlântica de forma inédita, com pelo menos 50 peças expostas. Produzida integralmente no Espírito Santo, a exposição é fruto do trabalho do Museu de Ciências da Vida e do Laboratório de Plastinação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sob a coordenação do professor Athelson Bittencourt, referência nacional na técnica de plastinação.
A plastinação é uma técnica moderna de preservação em que os fluidos do corpo são substituídos por polímeros como silicone, poliéster ou epóxi. Esse processo, além de manter as características anatômicas originais, impede a degradação dos corpos, garantindo sua preservação por tempo indeterminado, sem risco de contaminação por microrganismos.
A entrada é gratuita e a visitação aberta ao público. Apenas grupos com mais de 12 pessoas precisam realizar agendamento prévio por meio do link mcv.ufes.br/agendamento-para-escolas-vila-velha
A exposição “Moradores da Floresta” é uma realização da Ufes, Museu de Ciências da Vida (MCV), Laboratório de Plastinação da Ufes (Labplast) e Centro de Ciência da Saúde da Ufes. O patrocínio é do CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal do Brasil.
Serviço:
Exposição “Moradores da Floresta”
Local: Campus do Ifes, Vila Velha (Av. Min. Salgado Filho, 1000 – Soteco)
Data: 23/10 a 25/10
Horários para visitação:
Quarta e quinta (23 e 24 de outubro): 8h às 12h e 13h às 17h
Sexta-feira (25 de outubro): 8h às 12h
Entrada gratuita (agendamento necessário apenas para grupos): https://mcv.ufes.br/agendamento-para-escolas-vila-velha