Carregando...

O subsecretário de Estado de Transformação Digital do Governo do Estado do Espírito Santo, Victor Murad, participou do encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência, da Agência Brasileira de Informação (Abin), realizado na última quinta-feira (12/09) em Belo Horizonte. Ele falou sobre uso da Inteligência Artificial (IA) no Governo capixaba e dos benefícios gerados no atendimento à população. “Nosso Governo é referência nacional no uso da inteligência artificial na administração pública”, disse Murad, que destacou, em sua palestra, ações do Executivo Estadual, entre as quais o Cerco Integrado e Inteligente, que desde seu lançamento, em 2022, opera no monitoramento veicular.

A ferramenta tecnológica é utilizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), pelas Secretarias Estaduais da Segurança e Defesa Social (Sesp), da Fazenda (Sefaz), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Turismo (Setur), e pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além de secretarias municipais, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O Cerco Integrado e Inteligente dispõe de 290 pontos de coleta, com 1.160 câmeras e 90 balanças, distribuídos em todo o território capixaba. Os pontos estão instalados no entorno dos municípios, proporcionando “cercamento” das vias de entrada e saída das cidades. O Governo do Espírito Santo deu início a um projeto-piloto da nova tecnologia de reconhecimento facial que foi instalada nas câmeras de videomonitoramento. Os equipamentos, que já estão funcionando, serão testados com o objetivo de identificar, por meio de inteligência artificial que vai ler as faces das pessoas, a presença em vias públicas e ônibus do Sistema Transcol de criminosos, pessoas com mandado de prisão em aberto, além de foragidos e desaparecidos.

Outra ação que vem sendo preparada pelo Governo do Estado é a de implantação do Portal Único de Informação e Bases Integradas, projeto que integra o Programa Espírito Santo Mais Inteligente e que visa a garantir maior acessibilidade da população aos serviços públicos. Gerido pela Secretaria do Governo (SEG), o projeto permite que apenas um endereço virtual venha a ser disponibilizado para que, com sua identidade digital, o cidadão possa ter acesso a todos os 580 serviços que o Governo colocará à disposição, sem precisar sair de casa. Usando os melhores recursos disponíveis em inteligência artificial, o portal vai concentrar os serviços digitais que o Governo já oferece ao cidadão, mas que estão espalhados pelos 58 sites do Governo. O subsecretário Victor Murad destacou que projeto do Portal Único de Informação e Bases Integradas é alinhado com o Planejamento Estratégico de Governo 2023-2026 e que o Governo planeja implementar o acesso a todos os 580 serviços digitais, por meio do Portal Inteligente até o final de 2026.