Você acha que lucro e consciência social não combinam? O evento “Consciente na Prática”, da filial de Vitória do Movimento Capitalismo Consciente, vem mostrar que não é bem assim. O encontro acontece no dia 18 de setembro de 2024, às 19 horas, no Auditório Fucape Business School, e contará com duas palestras. A Fucape fica na Avenida Fernando Ferrari, 1.358, no bairro Boa Vista, na Grande Goiabeiras, em Vitória. No evento, vão ser apresentados dois ‘cases’ – casos – de sucesso, em que empresas atuaram não só visando seu próprio crescimento, mas também melhorias na sociedade ao seu redor.
A líder do Movimento Capitalismo Consciente em Vitória, Flávia Rapozo, explica as origens do movimento: “A ideia de que a empresa precisa pensar num propósito maior, que vai além dos lucros, foi desenvolvida por John Mackey e Raj Sisodia. Eles expuseram suas ideias no livro ‘Capitalismo Consciente: como liberar o espírito heroico dos negócios’. O Capitalismo Consciente é embasado em quatro pilares: propósito maior; integração de stakeholders (são pessoas, grupos ou entidades que podem ser afetados ou ter interesse nas atividades e decisões de uma empresa ou projeto. Eles podem ser internos, como os colaboradores ou externos, como os clientes, investidores, fornecedores e comunidades locais); ; liderança consciente; e cultura consciente”.
A primeira palestra será “Resiliência em tempos de adversidade: A atuação da Sicredi Serrana frente aos eventos climáticos no Rio Grande do Sul”, apresentada pelo diretor-executivo da cooperativa Sicredi Serrana RS/ES, Fabrício Cambruzzi. O Sicredi, uma das maiores forças do cooperativismo brasileiro, reúne mais de 8 milhões de associados e está presente em todo o território nacional, com mais de 2,7 mil agências distribuídas em mais de 100 cooperativas.
Após o coffee break, será apresentada a palestra “Produção cultural com foco nos ODS da ONU e em ações de sustentabilidade”, que falará sobre o Movimento Cidade (MC), multiplataforma de cultura urbana sediada em Vitória-ES. A palestra será apresentada por Léo Alves, fundador do MC, e a jornalista e gestora cultural Luísa Costa, que atua no MC desde 2020.
Flávia Rapozo ressalta ainda que “colocar em prática a filosofia do CC não é trivial, e envolve mudança de cultura. Por isso, quanto mais o tema for discutido, maiores as chances de influenciar as lideranças a ter uma postura servidora e que engaje as demais pessoas no propósito maior da organização”. O “Consciente na Prática” já se mostra um evento único, reunindo pessoas que acreditam em mudanças feitas através da união de esforços entre a iniciativa privada, o poder público e a população.
PROGRAMAÇÃO
– 18 de setembro de 2024
– 19h00- 19h05: Boas-vindas. Movimento Capitalismo Consciente.
– ‘Case’: Resiliência em tempos de adversidade: A atuação da Sicredi Serrana frente aos eventos climáticos no Rio Grande do Sul.
– 20h05: Coffee-break.
– ‘Case’: Produção cultural com foco nos ODS da ONU e em ações de sustentabilidade.
– 21h00: Encerramento.