A limpeza pública em Cariacica ganhou um importante reforço. Começou na manhã desta terça-feira (03/08) a instalação de lixeiras subterrâneas na Avenida Expedido Garcia, um dos maiores polos comerciais do Espírito Santo, localizada em Campo Grande. Segundo o prefeito Euclério Sampaio (MDB), a medida visa, além de estimular o descarte do lixo corretamente, reduzir a poluição e a modernizar a gestão de resíduos sólidos do município. Ao todo, seis lixeiras começam a ser instaladas em pontos estratégicos da avenida, informou o prefeito, que visitou as obras de instalação das primeiras lixeiras.
O secretário de Serviços de Cariacica, Marcos Aranda, explica que os contêineres subterrâneos são compostos por uma cuba de concreto que não permite que haja qualquer tipo de vazamento. O material evita também o contato com animais e insetos, além de excluir a possibilidade de que os resíduos descartados se espalhem pelas vias em períodos chuvosos, prevenindo enchentes e entupimentos de redes de drenagem.
A caixa de concreto fica enterrada e apenas uma lixeira de inox estará exposta para que a população faça o descarte dos resíduos. “As lixeiras subterrâneas resultam em menos odor e mais higiene, permitindo a conservação do espaço urbano de forma mais limpa e sustentável”, destaca Marcos Aranda. O secretário de Serviços informou ainda que o planejamento é instalar mais lixeiras subterrâneas em regiões da cidade onde há maior aglomeração de comércio e pessoas.