O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na quarta-feira (14/08), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil. E, de acordo com os indicadores, o Espírito Santo alcançou o primeiro lugar entre as Redes Estaduais de Ensino do Brasil, na etapa do Ensino Médio, com 4,8 no Ideb. Nos anos iniciais da educação básica ficou em quinto lugar com 6,3 e nos anos finais do Ensino Fundamental em terceiro lugar com nota 5,3. Diante dos bons índices alcançados na avaliação, o governador Renato Casagrande (PSB) prevê a abertura de mais 30 Escolas de Tempo Integral no próximo ano.
De acordo com o ldeb, o Brasil alcançou 6 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). Nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil alcançou 5 pontos e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas do indicador para o país nessas etapas, que era de 5,5 e 5,2, respectivamente.
Os resultados no Espírito Santo e no Brasil representam um avanço significativo, comparando-se com a última edição do Ideb 2019, que foi realizada antes do período de pandemia da Covid/19. A comparação com 2021 é inviável, haja vista as consequências no processo de aprendizagem bem como as condições de realização do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) no período de pandemia do Coronavírus (Covid-19).
“Estamos felizes pelo esforço que estamos fazendo e conseguimos o melhor resultado da série histórica. Estar em primeiro lugar no Ensino Médio é um orgulho. O Espírito Santo é o único Estado com nota superior a cinco em aprendizagem. Enfrentamos e superamos uma pandemia [Covid] global e esse resultado mostra nossa capacidade de recuperação. Por isso, temos que parabenizar a todos os profissionais que trabalham na educação”, comentou o governador Renato Casagrande, em coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, na tarde de quarta-feira (14/08).
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, reforçou que, em toda política pública, as melhorias vêm com desafios. “Temos muito o que comemorar. Tivemos bons resultados, mas temos também alguns desafios. Desafios que são da educação pública brasileira, isso é nível Brasil, e não apenas o Espírito Santo. Mas como responsáveis pela gestão da Rede Pública de Ensino do Estado, temos que fazer a nossa parte para o Brasil começar a mudar. Temos buscado nos responsabilizar também pelos estudantes das redes municipais, não focando nossos esforços apenas na rede estadual. Afinal, eles também serão estudantes da rede estadual em algum momento. Por isso, estamos investindo recursos financeiros e acompanhando o desenvolvimento dessas escolas para fortalecer ainda mais os resultados obtidos”, afirmou.
Em fevereiro de 2024, o MEC e o Inep já haviam divulgado outro índice que deu destaque ao Espírito Santo. Os dados informam que o Estado, que implantou uma verdadeira revolução a partir de 2019, é o que mais tem estudantes nas Escolas em Tempo Integral levando em conta a proporcionalidade da população. Ao assumir o governo do Estado em janeiro de 2019 para seu segundo mandato, o governador Renato Casagrande encontrou o ensino público estadual com apenas 32 Escolas em Tempo Integral. Reeleito em 2022 para o terceiro mandato, ele já entregou dezenas de unidades e neste ano de 2024 o Espírito Santo conta com 184 Escolas em Tempo Integral. A educação em tempo integral é uma das mais importantes ferramentas para aumentar o nível de aprendizagem do País.
Conforme explicou o secretário Victor de Angelo na coletiva de quarta-feira, hoje as matrículas das escolas que capacitam os alunos tecnicamente em paralelo com a educação convencional, a exemplo das Escolas em Tempo Integral, representam 27% da base total de alunos de ensino médio em território capixaba. “A gente já tem indicadores mostrando como as nossas Escolas em Tempo Integral têm resultados de aprendizagem melhores do que as escolas regulares de tempo parcial. Então, quando consideramos toda a oferta (de ensino médio) na nossa rede, nós temos a melhor nota do Brasil no ensino médio, o que mostra o acerto dessa política”, pontuou De Angelo.
Para 2025, segundo o governador Renato Casagrande, a meta é que entre 20 e 30 novas Escolas em Tempo Integral sejam criadas no Estado, muitas vinculando o ensino médio ao profissionalizante. “Essa é uma política do governo. A gente quer universalizar o acesso à educação em tempo integral e, a cada ano, a gente vai ofertando maior número de escolas com esta possibilidade e atendendo ainda mais estudantes”, garantiu Casagrande.
De acordo com Vitor de Angelo, existem vários fatores que explicam a melhoria do Ideb no Espírito Santo. Dentre eles, destacam-se ações implementadas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com foco na diminuição das desigualdades educacionais, tais como: o desenvolvimento de ações de intervenção pedagógica que visam mitigar as desigualdades e dificuldades de aprendizagem; o apoio aos municípios por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes); o monitoramento da frequência dos estudantes; a implementação e fortalecimento da metodologia da Busca Ativa Escolar; e o monitoramento do aprendizado dos estudantes por meio das avaliações externas para subsidiar as intervenções pedagógicas.