O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, na quinta-feira (20/06), a contratualização de leitos e consultas no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), localizado no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra. A unidade vai receber o repasse mensal de R$ 2.535.564,80 do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), para custear as ações e serviços de saúde de média e alta complexidade. Desde o dia 11 de junho de 2024, o HMMI passou a contar com 70 novos leitos, distribuídos entre 60 leitos de enfermaria pediátrica e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPs). A expansão foi possível por meio do convênio celebrado, demonstrando um compromisso conjunto em melhorar a saúde pública da região.
Além da ampliação dos leitos, o HMMI agora oferece cirurgias pediátricas eletivas, abrangendo desde a avaliação pré-operatória até o acompanhamento pós-operatório. Este serviço está disponível 24 horas por dia, atendendo crianças de 28 dias a menores de 15 anos.
“Esse hospital foi muito importante durante o enfrentamento à pandemia [Covid/19], quando esteve à nossa disposição, e hoje está 100% efetivamente ocupado no cuidado às nossas mães e crianças. Esse investimento é a reafirmação da nossa parceria em diversas áreas com a Prefeitura e com a população da Serra, além do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou a importância do investimento. “A ampliação dos leitos e a inclusão das cirurgias pediátricas eletivas no HMMI representam um avanço significativo na qualidade e na capacidade de atendimento do hospital. Estamos comprometidos em proporcionar um cuidado mais humanizado e eficiente, garantindo que nossas crianças recebam o melhor atendimento possível perto de suas famílias.”
Inaugurado em fevereiro de 2022, o HMMI conta com 50 leitos dedicados ao alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual, um Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas, sete quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e 10 leitos de cirurgia ginecológica, o hospital já realizou mais de 8,6 mil partos e mais de 43,4 mil atendimentos.
Saiba Mais
O Hospital Materno-Infantil da Serra foi construído pela Prefeitura, com recursos federais e municipais, e transferido para a gestão do Governo do Estado em 2020, pelo então prefeito Audifax Barcelos. No entanto, o governador Renato Casagrande atendeu pedido do prefeito Sérgio Vidigal e devolveu o hospital ao Município, que, depois de reformado e ampliado, foi reinaugurado em 19 de fevereiro de 2022. O Hospital Materno Infantil custou R$ 120 milhões, que foram divididos entre o Governo Federal e a Prefeitura da Serra. Em abril de 2021, a unidade começou a atender somente casos da Covid-19.
(Fotos: HélioFilho/Secom)