Cariacica é o município da Região Metropolitana da Grande Vitória que registrou a maior queda no número de homicídios no mês de janeiro de 2024. A redução é de 73%. Foram 15 assassinatos nos primeiros 31 dias de 2023, contra quatro neste ano. Este é menor número de homicídios ocorridos em Cariacica de todos os 12 meses desde 1996 (ou seja, há 28 anos), quando a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) começou a contagem da série histórico de verificação de mortes violentas. O menor mês menos violento em Cariacica tinha sido até então agosto de 2023, com cinco mortes. O prefeito Euclério Sampaio (MDB) sintetiza a proeza em poucas palavras: união e integração do Município com as forças policiais e as ações sociais implementadas pelo Poder Pública nas áreas de vulnerabilidade social.
Se Cariacica, administrada por um investigador de Polícia Civil aposentado – que é o prefeito Euclério Sampaio –, teve queda de 73% nos índices de assassinatos, Vitória, que tem como prefeito o delegado de Polícia Lorenzo Pazolini (Republicanos), está na contramão da história. Devido às guerras constantes entre traficantes, sobretudo os escondidos no Complexo da Penha, a Capital capixaba enfrentou aumento da violência. O aumento foi de 71% no mês de janeiro de 2024, com registro de 12 assassinatos, enquanto no mesmo período do ano passado foram verificados sete homicídios.
Vila Velha também teve queda no número de homicídios em janeiro, com índice de 31%. Neste ano foram nove mortes, contra 13 em 2023. Outra redução importante foi registrada na Serra: 23%. Em janeiro deste ano, foram quatro assassinatos, enquanto no mesmo período de 2023 a polícia registrou 13. Guarapari e Viana, no entanto, registraram aumento nos dados de homicídios em janeiro de 2024 em comparação ao mesmo mês de 2023: Guarapari teve agora três mortes, contra duas no ano anterior; e Viana dois assassinatos, enquanto no ano passado foi apenas um.
O secretário de Defesa Social de Cariacica, o delegado aposentado de Polícia Civil Cláudio Victor, atribui o sucesso do município no combate à violência ao trabalho integrado que a Prefeitura realiza com as demais forças policiais:
“Desde o início desta gestão, em 2021, o prefeito Euclério Sampaio tirou a Guarda Municipal do papel, que passou a trabalhar de forma integrada, auxiliando as demais forças policiais, como as Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Federal. A partir de 2021, a redução nos índices de homicídios vem se mantendo em Cariacica. Esse resultado é fruto do trabalho implementado pela atual gestão, como a instalação do Cerco Inteligente, que possui mais de 40 barreiras; o botão do pânico nas escolas; a criação do Gabinete de Gestão Integrada; a instalação do Conselho Municipal de Segurança. Além disso, o prefeito criou o Observatório, que faz análise sobre onde a Administração municipal pode levar as ações sociais e outas iniciativas do Poder Público”, disse Cláudio Victor.
Comandante do 6º Comando de Polícia Ostensiva Regional (Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari), o coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa explica que a preocupação de Euclério Sampaio com a segurança pública é tanta que, dois dias depois de eleito prefeito (o segundo turno foi em 29 de outubro de 2020), ele foi à sede do 7º Batalhão da PM, no bairro Tucum, conversar sobre seus planos para ajudar no combate à criminalidade:
“Eu telefonei para o então prefeito eleito e na terça-feira, dois dias depois das eleições, ele foi nos visitar. A partir daí, começamos a trabalhar em conjunto”, explicou o coronel Schutz, que na época era tenente-coronel e comandante do 7ºBPM. Para ele, alguns fatores, além da implementação de políticas sociais, contribuem para a redução da criminalidade em Cariacica:
“Considero ainda a integração das forças policiais, a dedicação dos policiais. Quando assumi o 7º BPM, encontrei 80 policiais afastados por licença médica, como fruto dos resquícios do movimento paredista de fevereiro de 2027 na corporação. Quando saí, tínhamos apenas 15 de licença. Posso garantir que o apoio dado pela gestão do prefeito Euclério Sampaio conseguiu trazer Cariacica para outro patamar na segurança pública”, afirma Schutz.
Outro aspecto importante para a redução da criminalidade em Cariacica é a continuidade de políticas desenvolvidas pelas Polícias Militar e Civil em Cariacica. O coronel Schutz assumiu o comando do 7º BPM em 2019 tendo como subcomandante a então major Viviane Saliba do Nascimento: “Quando fui promovido e saí do Batalhão, indiquei o nome da tenente-coronel Saliba ao nosso comandante-geral (coronel Douglas Caus) para o meu lugar e ele aceitou. A tenente-coronel Saliba acompanhou toda a implantação dessa fórmula vitoriosa de policiamento preventivo em Cariacica”, assegurou o coronel Schutz. “E toda essa política de policiamento está alinhada com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida do Governo Estadual”, completou o oficial.
O coronel Schutz lembra que a tenente-coronel Saliba, quando era tenente, também trabalhou em Cariacica e tem uma boa experiência no policiamento ostensivo na região. Vale destacar ainda que a tenente-coronel Saliba é a primeira mulher a comandar o Batalhão de Cariacica e a segunda a liderar uma unidade desse tipo no Estado. A primeira oficial a comandar um Batalhão foi a agora coronel da Reserva Remunerada Sônia Grobério, que chefiou o 4º BPM (Vila Velha).
Como bem sintetizou o prefeito Euclério Sampaio, a redução da violência em Cariacica vai além da união e integração do Poder Público municipal com as forças de segurança pública. O sucesso implica o envolvimento das ações sociais implementadas pela gestão de Euclério. Um dos destaques é a extensa programação esportiva começou no dia 23 de janeiro de 2024, na Estação Cidadania-Esporte, no Parque o Cravo e a Rosa, em Nova Brasília. Em dias e horários alternados, pela manhã e à tarde, são oferecidas pelo menos 10 modalidades esportivas. Entre as atividades disponíveis para crianças, adolescentes, adultos e idosos, estão circuitos na areia e na pista, futebol, basquete, futsal, ginástica aeróbica, academia para idosos, judô, jiu-jitsu, ginástica rítmica, tênis de mesa e balé.
Outra ação social estará na comunidade de Piranema, que vai receber o projeto piloto Favela 3D do Instituto Gerando Falcões para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e o instituto no dia 24 de janeiro deste ano, durante solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. O bairro de Cariacica será o primeiro do Espírito Santo a receber o projeto, que visa a extinguir a miséria em todo o país. O Favela 3D visa a implantação dos serviços básicos que darão dignidade aos moradores e também as melhorias físicas que serão realizadas em prol do território. Além disso, promove o desenvolvimento social, digital, geração de renda às comunidades.
Outra iniciativa positiva é que Cariacica reativou o Conselho Municipal de Segurança Pública do Município (Comseg). Criado pela Lei n° 3.698/1999 e alterado pelas Leis n° 4.173/2003 e 4.415/2006, o Conselho tem como principais objetivos a integração da sociedade nas discussões e ações que busquem gerar e disseminar a formação de uma cultura da paz no município de Cariacica, bem como um combate ativo às condições políticas, sociais e econômicas que contribuem com a dinâmica da violência.