O governador Renato Casagrande (PSB) antecipou na manhã desta segunda-feira (22/01) uma das novidades que o setor de turismo do Espírito Santo vai ganhar neste ano de 2024. Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal da Serra para a construção do Centro de Convenções de Carapina. A unidade será erguida onde hoje funciona o Pavilhão de Carapina, que vai ser transformado, com cerca de 30 mil metros quadrados de área, para receber feiras, shows e uma gama de eventos de grande porte. Em dezembro de 2023, o Governo já havia decidido que o Pavilhão seria transformado em Centro de Convenções, depois da tentativa de concessão do espaço para a iniciativa privada não ter sido frutífera.
“Tentamos fazer uma concessão, mas não deu certo. Estamos contratando um projeto em parceria com o município da Serra para poder fazer um investimento com dinheiro público e depois fazer a concessão para empresas disputarem e ganhar a licitação e, assim, fazer a prestação de serviços para a sociedade capixaba”, comentou o governador, depois de participar da abertura do Encontro Estadual de Gestores do Turismo, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), na Casa do Turismo Capixaba – antiga sede do Saldanha da Gama –, de frente para a Baía de Vitória.
Renato Casagrande falou também sobre a relevância da segurança pública para o turismo capixaba. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo com a empresa contratada Consulting Brasil-Consultoria e Inteligência em Negócios, 91% dos turistas que visitaram o Espírito Santo no verão 2022/2023 apontaram a segurança pública como um dos fatores mais importantes para a sua satisfação durante a permanência em solo capixaba. Neste ano de 2024, a Operação Verão, que engloba todas as forças policiais do Estado, além do Detran, começou no dia 26 de dezembro de 2023 e se estenderá até 18 de fevereiro de 2024, durando 55 dias. Neste período, 27 municípios do litoral e do interior contam com reforço de efetivo das forças policiais e planejamento estratégico para atendimento da população. O planejamento tem como objetivo garantir a ordem pública e a paz social e o efetivo previsto é de cerca de 620 agentes das forças de segurança por dia:
“Esse [segurança] é o caminho para este ano. Não tem jeito de ter turismo forte sem ofertar qualidade de vida e de nossos serviços às pessoas que residem aqui e aquelas que nos visitam. Temos desafios grandes na segurança pública, mas nós estamos investindo nas forças policiais. Teremos mais policiais este ano e já temos resultados objetivos com a presença da polícia hoje em todos os pontos turísticos do Estado. As pessoas falam com a gente nas ruas ‘como está bem policiado o Espírito Santo’. Este é o trabalho: dar segurança e sensação da segurança”, afirmou Casagrande.
O Encontro Estadual de Gestores do Turismo, realizado nesta segunda-feira, a Setur apresentou o Planejamento Estratégico do Governo do Estado para o setor, além de proporcionar um momento de integração para os gestores e demais envolvidos com o fomento da atividade turística. A programação contempla o dia inteiro de atividades e, para isso, contou com a exposição de ‘cases’ de sucesso do Espírito Santo e dos Estados da Paraíba e do Paraná. “Além de painéis e palestras, vamos aproveitar o evento para lançarmos o nosso Programa de Qualificação para o Turismo 2024, o Projeto de Turismo de Experiência, o Mapa do Turismo e o Desafio Cadastur 2024”, disse o secretário do Turismo, Philipe Lemos.
No encontro, o governador Renato Casagrande agradeceu a parceria com o setor produtivo e com a Assembleia Legislativa, representada no evento pelos deputados João Coser (PT) e Denninho Silva (União Brasil). Antes de falar do futuro, ele pontuou as conquistas de 2023, que são importantes para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo:
“A expectativa de vida no Espírito Santo subiu para 80 anos, junto com o Estado de Santa Catarina. A expectativa de vida está relacionada com a qualidade de vida, seja no setor público ou no privado, mas tem mais a ver com as políticas públicas que implementamos no Estado. Temos ainda a menor taxa de mortalidade infantil; a menor taxa de desemprego da história; e a economia do nosso Espírito Santo cresce mais do que a média nacional. O turismo é uma atividade resultante de todas as políticas”, disse Casagrande.
De acordo com o governador, o turismo recebe muito mais investimentos do setor privado do que do público. No entanto, frisou que, quando o Estado oferece bons serviços, “o resultado chega mais rápido”. Neste sentido, ele citou a volta do Aquaviário, que passou a funcionar também no período noturno e que, além de melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória, proporciona um dos mais belos passeios turísticos pela Baía de Vitória. Casagrande abordou também a recém inaugurada Orla de Cariacica, na região de Porto Santana, construída em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura comandada pelo prefeito Euclério Sampaio (MDB):
“A orla de Cariacica é um trabalho de urbanização com efeito turístico. É mais um investimento que produz efeito positivo. Gostaria que cada município pensasse seu desenvolvimento pensando sempre no turismo. O turismo alegra nossos moradores e atrai visitantes”, disse o governador, que completou: “O importante é mantermos a parceria e o diálogo com os municípios. Este é o caminho para construirmos cada vez mais”.