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Presentão de Natal para os capixabas: Casagrande anuncia o fim do pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol

Governo vai assumir o custo operacional  das duas via, que está entre R$ 30 milhões a R$ 40 milhões por anos, e ainda estenderá a Ciclovia da Vida até Guarapari e construirá viaduto no trevo de Ponta da Fruta: “Temos uma obra que foi feita há 25 anos e pela qual os capixabas já pagaram. Hoje o Estado é organizado e com contas equilibradas. Os equipamentos já estão pagos, liquidados. Por isso decidimos por não sobrecarregar a sociedade com mais pedágios”, explicou o governador.

11 de dezembro de 2023
dentro Politica
Presentão de Natal para os capixabas: Casagrande anuncia o fim do pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol
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A partir da meia-noite do dia 22 de dezembro de 2023 – três dias antes do Natal – chega ao fim a cobrança de pedágio na Terceira Ponte, uma das vias que liga a Ilha de Vitória a Vila Velha, e na Rodovia do Sol, ligação entre o município canela verde e Guarapari. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (11/12) pelo governador Renato Casagrande (PSB), em coletiva de imprensa no Palácio Anchieta. O dia 22 é quando se encerra o contrato com do Governo do Estado com a concessionária Rodosol. A gestão das vias passa a ser de responsabilidade exclusiva do Estado, por meio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES). Casagrande deu ainda outras duas importantes informações aos capixabas: o Estado vai estender a Ciclovia da Vida, que ocupa os dois lados da Terceira Ponte, até Setiba, em Guarapari; e vai construir um viaduto no trevo de Ponta da Fruta, em Vila Velha.

Por ano, segundo o governador, o custo operacional da Terceira Ponte e da Rodovia do Sul está entre R$ 30 milhões a R$ 40 milhões, conforme estudo preliminar feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Ele disse ainda que o Governo do Estado vai manter os serviços e também dará continuidade aos investimentos nas vias. “Temos uma obra que foi feita há 25 anos (Terceira Ponte) e pela qual os capixabas já pagaram. Hoje o Estado é organizado e com contas equilibradas. Os equipamentos já estão pagos, liquidados. Por isso decidimos por não sobrecarregar a sociedade com mais pedágios”, explicou Renato Casagrande.

De acordo com o governador capixaba, a decisão de acabar com a cobrança do pedágio nas duas vias foi tomada com base no custo da operação, que permite o Governo a assumir a gestão da Terceira Ponte e da Rodovia do Sol. “Nesta terça-feira (12/12), abriremos o edital da contratação de serviços e o Estado assume toda a operação. A Fipe  está fazendo estudos para que a gente possa fazer o trevo de Ponta da Fruta e a ampliação da Ciclovia da Vida até Guarapari”, disse Casagrande.

A Ceturb-ES vai conduzir o processo de licitação para a contratação dos serviços necessários à gestão da ponte e de trecho da rodovia. Em breve, será publicado o edital para a contratação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva de instalações elétricas e pontos de iluminação pública da Terceira Ponte, Ciclovia da Vida, acesso às Praças de Pedágio e do Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU).

Ao lado do vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB); do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno; e do procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, Renato Casagrande informou que as praças dos pedágios da Rodovia do Sol e da Terceira Ponte serão desativadas para serem urbanizadas pelo Governo. As cabines serão demolidas. Para o governador, a partir do fim do pedágio, o trânsito na Terceira Ponte, principalmente, vai fluir com mais  rapidez: “Haverá uma maior integração entre as cidades”, aposta Casagrande.

Por sua vez, o vice-governador Ricardo Ferraço explicou que a concessão dada pelo Estado à Rodosol já cumpriu seu propósito nesses 25 anos: “Como é bom ter um Estado organizado. O Espírito Santo tem dívida negativa”. O valor do pedágio para um carro de passeio atravessa a Terceira Ponte é de R$ R$ 2,80. Na Rodovia do Sol, o preço é de R$ 12,60. Na ponte, passa-se apenas quem dirige no sentido de Vila Velha a Vitória. Até 2018, se pagava nos dois sentidos. Na Rodovia do Sol a cobrança vale para os dois sentidos.

“O sentimento do capixaba é que essa concessão durante 25 anos cumpriu o seu propósito e não tem sentido continuar cobrando pedágio com a operação do sistema sendo 100% pública. Compartilhamos essa notícia hoje com a população. Faz todo sentido, tendo um Estado e um Governo equilibrado e organizado para poder dar bons resultados e notícias aos cidadão que utilizam a ponte e toda a rodovia. E vamos à diante, aperfeiçoando o sistema, mantendo a qualidade e com projeto de expandir a Ciclovia da Vida até Guarapari”, completou Ricardo Ferraço.

Cabines dos pedágios vão dar lugar a praças

O governador Renato Casagrande anunciou ainda que as cabines de pedágio da Terceira Ponte e da Rodovia do Sol serão removidas em breve. De acordo com Casagrande, o plano é demolir as cabines e transformar os espaços “em uma praça bonita. Nós vamos demolir as cabines daqui (de Vitória), lá da Rodovia do Sol, vamos urbanizar essa região”, disse o governador

Segundo ele, a Fipe apresentará um anteprojeto para a construção de um trevo em dois níveis na Ponta da Fruta e ampliação da Ciclovia da Vida até Setiba. De acordo com Casagrande, as obras serão contratadas diretamente pelo Governo do Estado. “Conhecendo os projetos, a gente pode contratar por RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas)”, disse o governador. O objetivo da construção do trevo é facilitar o acesso ao balneário de Ponta da Fruta.

O outro anteprojeto que será apresentado consiste na extensão da Ciclovia da Vida — que atualmente tem 3,5 quilômetros entre Vitória e Vila Velha e foi inaugurada no dia 27 de agosto deste ano —, para que chegue até Setiba, em Guarapari. Para o vice-governador Ricardo Ferraço, a ciclovia “se tornará uma das mais extensas e seguras para quem pratica esportes no País”.

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