O governador Renato Casagrande anunciou na manhã desta quarta-feira (06/12) que o Sistema Transcol vai ganhar mais 50 ônibus elétricos em 2024. A informação foi dada no Palácio Anchieta, durante entrevista coletiva em que a empresa Marcopolo anunciou que vai ampliar sua fábrica em São Mateus, município localizado no Norte do Espírito Santo, com investimentos de R$ 50 milhões. Lá, a empresa multinacional, que tem matriz no Rio Grande do Sul, começará a fabricar também ônibus elétricos para atender o mercado nacional e internacional.
Atualmente, o Sistema Transcol possui quatro ônibus elétricos, que já circulam pelas ruas da Grande Vitória. Casagrande revelou que mais 50 serão comprados em 2025, acrescentando que a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) vai definir o formato da compra: “Antes, será preciso montarmos uma estrutura, junto à EDP (empresa de energia elétrica), para esses ônibus. O Fábio [Fábio Damasceno, titular da Semobi] já está autorizado a adquirir a frota. Vamos decidir o modelo da compra, se será feita diretamente pelo Governo do Estado ou pelas empresas”, disse Casagrande, que retornou ao Estado na tarde de terça-feira (05/12), depois de participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O governador acrescentou que ônibus elétricos custam até três vezes a mais do que os movidos à diesel. No entanto, têm vida útil de 16 anos, enquanto os outros ônibus duram 10 anos. “Há ainda outros benefícios, que chegam às pessoas e ao meio ambiente”, frisou Renato Casagrande. Já o secretário Fábio Damasceno informou que, atualmente, a frota do Transcol conta com 1.600 ônibus e existem ainda outros 200 de reserva. Ele disse que os novos 50 ônibus elétricos serão do modelo padrão utilizado pelo Transcol. Os 50 ônibus elétricos vão ser equipados com mais acessibilidade e com dispositivos que vão de entradas USB para aparelhos eletrônicos a rede wifi e ar-condicionado.
A aquisição de mais ônibus elétricos para a frota do Transcol faz parte da política do Estado em promover uma economia sustentável. Durante a COP-28, o governador Renato Casagrande, que preside o Consórcio Brasil Verde, já havia anunciado que o Executivo Estadual vai trocar os 8 milhões de litros fósseis dos veículos leves que integram sua frota para biocombustíveis. Anunciou ainda que lançará em breve o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa e vai criar o Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza (PCSBN).
Os ônibus elétricos são uma alternativa eficiente para a mobilidade coletiva urbana e para a construção de um futuro mais sustentável, sobretudo, nas grandes cidades. “Além disso, eles têm um papel importante na promoção da qualidade do ar, bem como na mitigação dos danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao clima”, frisou Casagrande.
Depois da coletiva, que contou com a presença do CEO da Marcopolo no Brasil, André Vidal Armaganijan, o governador Renato Casagrande, o vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB), e dirigentes da Marcopolo visitaram um ônibus elétrico, construído pela empresa, que ficou estacionado em frente ao Palácio Anchieta.