O Pan-Americano de Va’a 2023, que movimentou a Praia da Curva da Jurema, em Vitória, durante quatro dias de competições, já se encerrou. Porém, engana-se quem imagina que o fim do certame significa pausa. Nada disso. É que praticantes da canoagem no Espírito Santo já se prepararam para o Pan-Americano de 2024, que vai ser disputado em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Confederação Brasileira de Va’a (CBVA’A), a antiga capital fluminense será evento teste para Campeonato Mundial de Va’a Distance (Maratona) de 2025, que reunirá competidores de diversas partes do mundo e acontecerá no icônico cenário da cidade do Rio. Capixabas querem estar também no Mundial.
No último sábado (25/11), o Brasil se consagrou como o grande campeão do Pan-Americano 2023, com conquistas em diferentes categorias, mostrando sua potência em cada uma delas e também reafirmou que a canoa polinésia é um lugar para todos. A competição, realizada pela primeira vez em Vitória, havia se iniciado na quarta-feira (22/11).
Antes mesmo da realização da Pan-Americano na Capital Capixaba, alunos e alunas do capitão Aguinaldo Jonas, proprietário da Escola Moana Hoe Va’a (Escola de Canoa Polinésia), já vinham treinando quase que diariamente na Baía de Vitória. Uma das alunas é Solange Küster, que se apaixonou pela canoagem e tem no esporte um mantra para cuidar da saúde física e mental:
“Aqui eu aprendi a remar. É uma verdadeira terapia sair de canoa da Curva da Jurema, passar por vários pontos da Baía de Vitória, avistar as belezas de Vila Velha, chegar próximo da Vale. Os treinos têm roteiros diferentes e já chegamos a passar pelo Canal da Ufes, indo até São Pedro. Estou há sete meses praticando canoagem e me preparando para as competições que forem realizadas a partir de janeiro de 2024”, avisa Solange, que sai de casa, no Centro de Vitória, às 4h30 para começar a viagem pelo mar meia hora depois, junto com mais um grupo de 60 pessoas.
Solange treina com muito afinco e deseja participar de torneios em embarcações mistas: “É nesse tipo de embarcação – masculina e feminina – que eu posso me desempenhar melhor”, acredita a atleta, enquanto descansa de um treino, fotografa colegas de canoa.
Capitão Aguinaldo abriu sua escola em 2022 e pratica o esporte há oito anos. Possui a Carteira de Habilitação para conduzir Embarcação, outorgada pela Martinha do Brasil. Ele desenvolveu o primeiro aplicativo no mundo, denominado de Check-in Va’a, para gerenciamento específico para escolas, clubes e centro de treinamento de canoa polinésia, stand-up paddle e kitesurf.
O grupo orientado pelo capitão Aguinaldo se preocupa também com a preservação do meio ambiente. Tanto que, devido ao forte calor que vem fazendo no Estado e a redução do nível da água na represa do Rio Santa Maria, alunos e alunas suspenderam um passeio de canoa que fariam naquela região de Santa Maria de Jetibá, no domingo (26/11): “Como preservamos primeiramente a segurança das pessoas e o meio ambiente, iremos suspender o passeio e realizar em nova data assim que a represa voltar ao nível navegável”, escreveu Aguinaldo numa rede social.
Contatos com a Escola de Canoagem Polinésia podem ser feitos por meio do telefone (27) 996433076; Instagram: @moanahoevaa. O site da escola é o www.grupoeasy-es.com.br
Confira os resultados do Pan-Americano de Va’a’ 2023:
V3 40+ FEMININO
1º LUGAR (CHILE)
FERNANDA DAIBER LUCO
MARJORIE RUTH RAMOS VALENZUELA
SYLVIA ALEJANDRA HIRIART VERA
2º LUGAR (RAPA NUI)
ALEJANDRA RAPU LOPEZ
PILAR BEAS REBELO
AVAREIPUA TEAO DRAGO
3º LUGAR (ARGENTINA)
ERICA LILIANA SPOSITO
SILVANA CARSETTI
ANDREA BASAGANA
V1 50+ MASCULINO
1º LUGAR (BRASIL):
CARLOS JOSÉ LOPES RIBEIRO FILHO
2º LUGAR (CHILE):
ANDRES STREULY MOLINA
3º LUGAR (CHILE):
CRISTIAN MONARDES ECHAURREN
OC6 OPEN FEMININO
1º LUGAR (BRASIL):
DANIELA ESTEVES DILLAN
MONICA JASIULONIS PASCO
YASMIN PIMENTA CARVALHO
THASSIA DA SILVA MARQUES
ANA BEATRIZ RODRIGUES DE OLIVEIRA
GABRIELE DA SILVA FERREIRA
2º LUGAR (BRASIL):
FERNANDA CHAVES DE SIQUEIRA
ALICE NASSIF FARAH MORENO
APARECIDA DA SILVA PAES MELLO
DAYONE ANTUNES ROSSI
BARBARA CAMPBELL TRUCI FARO
EVA AZEREDO GUEDES ROSA DA SILVA
3º LUGAR (BRASIL):
CRISTIANE CABRAL RIBEIRO
MARIANA DA SILVA MATEUS
MARINA TOSORATTI PENTEADO
LARISSA NOGUCHI DE OLIVEIRA
RIE LUCIANA NAGASAKO
RAFAELA HONESKO DE ALARCÃO
OC6 OPEN MASCULINO
1º LUGAR (BRASIL):
HENRIQUE VOGEL QUINTANILHA
PAULO DOS REIS DE SOUZA
RODRIGO RODRIGUES DE MEDEIRO
ITAMAR SILVEIRA DO CARMO
MAXWELL COUTINHO JUNIOR
PEDRO HENRIQUE ALMEIDA WEICHERT
2º LUGAR (RAPA NUI):
JOSE MIGUEL HIDALGO
IKA HAUMAKA NUI
LEÓN JOSEF SCHMID
HUGO TUKI
MARCELO LEON PAKARATI
NICOLAS PAKOMIO
3º LUGAR (BRASIL):
JUAN COMBOTHANASSIS ALI
CARLOS JOSÉ LOPES RIBEIRO FILHO
FELIPE PIRES DO RIO MAZUR
RICARDO DE SANSON
RICARDO RODRIGUES MIRAPALHETA
ALBERT LOPES DE CARVALHO