O governador Renato Casagrande lançou, na manhã desta terça-feira (21/11), o “Nossocrédito Qualificar-ES”. Com juros bem abaixo do mercado, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) vai conceder empréstimo para alunos do Programa Qualificar ES que queiram abri seu próprio. O lançamento deste e outros programas de acesso fácil ao crédito foi feito durante comemoração dos 20 anos do Programa Nossocrédito, que, lançado em 2003 pelo Governo capixaba, tem servido de exemplo para outros Estados do País. Ainda em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, Casagrande assinou o decreto que regulamenta a operacionalização do Fundo de Aval Garantir-ES.
“Para nós, conseguir um crédito com custo menor é importante e dar crédito a quem tem dificuldade é uma forma de distribuir renda. É bom que a gente fale sobre o Programa Nossocrédito Brasil afora, pois é um programa referência, e que estamos aperfeiçoando e conectando com outros programas do Governo do Estado. Queremos um Governo forte para enfrentar desafios e atender às políticas públicas que entregamos à sociedade”, afirmou Renato Casagrande.
A nova linha de crédito visa facilitar o acesso ao crédito para os formandos do programa Qualificar ES, oportunizado por meio do financiamento, que oferece o menor juros do mercado, trabalho e renda, para aqueles que desejam empreender. Trata-se de uma linha pensada e estruturada com condições operacionais facilitadas com a finalidade de impulsionar novos pequenos negócios.
O Programa Qualificar ES nasceu em maio de 2019, no primeiro ano do segundo mandato do governador Casagrande, com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba. Com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo capixaba, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), oferece cursos gratuitos nas mais diversas áreas, contribuindo para a formação profissional de milhares de cidadãos. Já atendeu, desde então, mais de 500 mil pessoas.
Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o programa Nossocrédito está crescendo e atendendo cada vez mais pessoas. “A Aderes e o Banestes têm levado um crédito orientado e facilitado para o empreendedor capixaba e isso tem contribuído com o desenvolvimento do Espírito Santo, gerando trabalho e renda”, destacou Gavini.
O governador Renato Casagrande assinou também o ato que implementa o novo formato de remuneração dos agentes de crédito, que serão beneficiados com uma remuneração variável, instituída pelo Banestes. A iniciativa visa beneficiar os agentes distribuídos por todo o Espírito Santo.
“Na próxima semana estaremos em Porto Velho (Rondônia), a convite do governo daquele Estado, para apresentar esse ‘case’ de 20 anos de sucesso durante o Fórum Nacional de Inclusão Financeira, com a presença de grandes bancos e de representantes do Banco Central do Brasil. Mas, hoje, o destaque é para uma importante conquista anunciada: a implementação da remuneração variável aos agentes de crédito das prefeituras municipais. Uma importante forma de profissionalizar e valorizar ainda mais a relevante atuação dos agentes na operação do microcrédito no Espírito Santo”, pontuou o diretor presidente do Banestes, Amarildo Casagrande.
O presidente da instituição anunciou ainda a redução da taxa de juros de duas linhas do microcrédito, a linha Juntas e a linha Juventude, que agora partem de 1,19% ao mês. “Destaco ainda a excelente notícia de lançamento da linha Qualificar ES, com a melhor condição disponível no mercado, com taxa de juros a partir de 1,15% ao mês, possibilitada a partir da criação do Fundo Garantir-ES. O Banestes atua com foco no desenvolvimento social e econômico de todos os municípios do Espírito Santo”, frisou Amarildo Casagrande.
O Programa Nossocrédito, representa a principal política pública do Estado no apoio aos pequenos negócios, tanto do segmento formal quanto no informal. Sendo caracterizado por ser uma iniciativa conjunta de entes do poder público como a Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Banestes e prefeituras, e conta ainda com o apoio do Serviço Nacional de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).
Sobre o lançamento do “Nossocrédito Qualificar-ES”, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, comentou: “As linhas de financiamento de crédito mais baixas são importantes por vários motivos, essas razões geralmente estão relacionadas com o estímulo ao crescimento econômico, o acesso a oportunidades e a promoção da estabilidade financeira. O Governo do Estado, com olhar sensível àqueles que querem empreender, está apostando no Nossocrédito Qualificar ES. Agora além de capacitar o capixaba, o Governo também estimula o empreendedorismo por meio do crédito facilitado.”
Ainda entre as ações de fortalecimento do Nossocrédito, a Aderes atualizou os Convênios de Regulamentação do Programa, por meio da assinatura de termos de cooperação técnica com os parceiros: Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Espírito Santo (Femicro); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes); além da adesão dos municípios capixabas ao Programa. Também foi instituído o Conselho Técnico do Programa Nossocrédito (Cotec), por meio de uma portaria que vai habilitar e designar membros dos demais parceiros, a fim de manter a integração e o fortalecimento do Programa.
Presente na solenidade, o deputado estadual Tyago Hoffmann ressaltou que esta terça-feira (21/11) é um dia de muita alegria: “Sonhamos que um dia faríamos políticas pública para completar o programa iniciado em 2003. O Nossocrédito, ao longo desses 20 anos, passou por aperfeiçoamentos. E um deles é o aval que o Governo do Estado dá para tomadores de financiamento, que, geralmente, tem dificuldades em obter o empréstimo junto ao banco por falta de avalista. Essa decisão do governador (Renato Casagrande) preenche uma lacuna”, disse o parlamentar.
Tyago Hoffmann salientou ainda que Casagrande conduz as políticas públicas no Espírito Santo de forma diferenciada: “Temos um governo organizado, que consegue aplicar recursos no ser humano. O governo Casagrande não está dando peixes a ninguém; está dando a vara de anzol para a pessoa poder pescar”, disse o deputado, numa referência às oportunidades de emprego que as pessoas têm ao passar pelo QualificarES. “O Espírito Santo vai continuar no caminho do progresso”, sacramentou Tyago Hoffmann.
Garantir-ES
O Fundo de Aval do Microcrédito do Espírito Santo – GARANTIR-ES – é um instrumento financeiro que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado, por meio de um aval, que visa facilitar aos donos de pequenos negócios o acesso ao microcrédito.
O GARANTIR-ES, criado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), vai atender os Microempreendedores Individuais (MEI), formais ou informais, microempresas, empresas de pequeno porte e organizações econômicas de caráter coletivo e solidário, por meio de programas especiais de concessão de crédito e capacitação empreendedora.
Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o GARANTIR-ES, se constitui como Fundo de Aval para os créditos de algumas linhas que a autarquia trabalha na categoria de microcrédito, orientado e produtivo, pois vai contribuir na redução da exigência de avalista para tomada de crédito pelos empreendedores ou para quem deseja ter um pequeno negócio. A operacionalização está prevista para janeiro de 2024. “Dependendo da situação do empreendedor, ele poderá conseguir o crédito sem a necessidade de ter um avalista”, disse o diretor-presidente da Aderes.
Também participaram do evento os deputados estaduais Alexandre Xambinho, Janete de Sá e Zé Preto; e o diretor de atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), José Eugênio Vieira.