O desenvolvimento de negócios locais, respeitando as potencialidades de cada região, é um dos principais mecanismos que o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) dispõe para o fomento de atividades produtivas. Em Presidente Kennedy, região Sul capixaba, esta atuação se faz mais forte por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Sul do Espírito Santo (Fundesul) – Presidente Kennedy, um programa da prefeitura local, que tem o Bandes como gestor e operador financeiro.
O empresário Ricardo Galito Pessoa é um bom exemplo de empreendedorismo na região. Ricardo investiu no próprio negócio no município, primeiramente atuando em um negócio no formato de miniatacado, varejo e distribuição de produtos de festas que se transformou em um supermercado.
A empresa atualmente é referência do segmento supermercadista na região, atraindo clientes locais e de outras cidades. O empresário fez três investimentos por meio do Fundesul Presidente Kennedy: um para expansão do espaço de atendimento do supermercado, envolvendo obras, os outros dois investimentos foram para geração de energia voltaica própria para o estabelecimento. Ele destaca que o custo de energia é um dos principais do negócio.
Ricardo Galito Pessoa começou em um espaço pequeno, anexo à propriedade da família, e logo fez um investimento para ampliar o local com recursos próprios. Hoje, o supermercado ocupa uma área de 400 metros quadrados. O empresário ressalta que o investimento foi pensado para dar conforto à equipe e à clientela, além de reduzir uma das principais despesas do empreendimento: a conta de energia elétrica.
“Foram implantados três sistemas de geração de energia: um com recursos próprios e os outros dois, por meio do Bandes. O segundo investimento nos possibilitou ampliar em 50% a nossa geração, chegando a 100 kw, atendendo toda a demanda da loja. A redução do custo operacional nos permite ser mais competitivos no mercado e fazer promoções. O supermercado tem muitos aparelhos, como açougue, congelados e a climatização do espaço”, afirma.
“O Fundesul Presidente Kennedy é um mecanismo financeiro desenhado com condições bastante atrativas e que reforça o papel de dar dinamismo à economia local. O Fundo oferece linhas de financiamento que atendem, de forma ampla, a todo tipo de negócio na região e pode apoiar também empresários de outras localidades interessados em expandir seus empreendimentos para o município. A empresa Embalar é um bom exemplo de empreendedor que buscou orientação com o Bandes e recursos para investir. Atualmente, por meio destes investimentos a empresa tem capacidade de geração de energia própria o que permite redução de custos e maior produtividade”, explica Raisa Coelho, gerente de Negócios do banco de desenvolvimento capixaba.
Desenvolvimento local
O Fundesul Presidente Kennedy é um fundo que atua para dar dinamismo à economia local por meio do acesso ao crédito produtivo. Oferta linhas de financiamento que atendem diversos modelos de negócios, como produtores rurais, agronegócio, empreendimentos locais de pequeno e médio porte e a atração de projetos para o município. Segundo Galito, o mecanismo financeiro disponibilizado pela Prefeitura de Presidente Kennedy e pelo Bandes permitiu a transformação de seu negócio.
“Em primeiro lugar, eu entendo o Bandes como parceiro do negócio, ajuda o empresário de diversas formas, inclusive a entender o próprio projeto, se é viável ou não. A equipe é preparada, analisa os balanços e toda a documentação. Outros pontos positivos são as taxas de juros, prazos e carência, que são bastante atrativas por este programa”, enfatiza.
O empresário entende que a oferta de recursos para o meio empresarial tem retorno para a população. “Quem investe por meio do Fundesul tem que ter o compromisso de gerar emprego e renda para a cidade. A empresa tem que ser sediada no município e isso gera arrecadação para Presidente Kennedy”, enumera o empresário, que tem 23 funcionários na empresa.
Conheça a Embalar:
Facebook Embalar
Instagram: @supermercadoembalar
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/credito