A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) publicou na edição desta quarta-feira (01/11) do Diário Oficial do Estado o Edital de Concorrência Pública Internacional de Engenharia LCIE nº 001/2022, para Subconcessão da prestação dos serviços de tratamento de efluentes sanitários da Bacia de Camburi e de fornecimento de água não potável na modalidade água de reúso para utilização industrial. O projeto, inserido numa operação inédita, consiste na construção, operação e manutenção de estação elevatória de reversão de esgoto bruto, linhas de recalque e estação de produção de água de reúso (EPAR), que terá capacidade instalada de 300 l/s.
Com a republicação do documento, que foi atualizado atendendo às recomendações dos órgãos de controle, a Cesan vai receber os envelopes contendo as propostas dos interessados no dia 11 de janeiro de 2024, na B3, em São Paulo. O leilão está marcado para o dia 17 de janeiro, também na B3 na capital paulista.
“O novo Edital passou por uma revisão rigorosa. A modelagem de contratação foi refinada e, na semana passada, o Conselho Gestor do Programa de Parcerias de Investimentos (CGPPI-ES) aprovou a Subconcessão para construção, operação e manutenção da estação de tratamento de efluentes sanitários com fins de fornecimento de água de reúso para utilização industrial. Vamos tirar esse projeto das telas e executá-lo. Estamos confiantes que o certame será exitoso”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira.
A vencedora do leilão vai investir R$ 240 milhões na construção da nova estrutura, que deve ser entregue em 2026, e vai atender 164 mil moradores dos municípios de Vitória e da Serra. O prazo da concessão é de 30 anos. De acordo com o subsecretário de Gestão e Parcerias da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ricardo Claudino Pessanha, a iniciativa tem por objetivo obter solução moderna e inovadora tanto para o tratamento de esgotos sanitários, quanto para melhor gestão da disponibilidade hídrica para abastecimento público.
“O projeto de subconcessão de água de reuso para fins industriais faz parte da carteira de PPPs e concessões do Estado e pela sua relevância tanto no que se refere à vantagem econômica quanto pela sustentabilidade ambiental, foi aprovado por unanimidade pelo CGPPI-ES em nossa última reunião”, ressaltou Pessanha.
Em agosto deste ano, a ArcelorMittal Tubarão oficializou a doação de um terreno para a Cesan visando a implantação da nova Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR). A área doada tem 11.000 metros quadrados e fica no bairro São Geraldo, na Serra. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande. O local vai abrigar a estação para tratar o esgoto sanitário e destinar água de reúso para utilização industrial. O terreno de grandes proporções fica localizado atrás do Fórum Cível da Serra, próximo ao acesso principal da empresa siderúrgica. A área doada pode ser estendida no futuro para 21.340 metros quadrados.
O Edital completo e demais informações estão disponíveis no endereço www.cesan.com.br