O governador Renato Casagrande (PSB) recebeu com bastante alegria o lançamento do Novo PAC/Desenvolvimento e Sustentabilidade no Espírito Santo, programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, em parceria com o setor privado, Estados, municípios e movimentos sociais. A solenidade para o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Vitória, na terça-feira (17/10), teve a presença do governador e dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Renan Filho, dos Transportes. O investimento total de recursos já alocados em obras no Estado é de R$ 43 bilhões. Casagrande também enalteceu a boa relação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os capixabas:
“É uma alegria imensa receber dois ministros que coordenam programas estratégicos do Governo Federal para fazer anúncios tão importantes para o desenvolvimento do Espírito Santo. Visitamos hoje as obras do Contorno do Mestre Álvaro com a possibilidade da vinda do presidente Lula para a inauguração em dezembro. Essa é a obra mais importante do Estado e é uma conquista não só nossa, mas de todo o Brasil que passa por aqui. A Bancada Federal também foi decisiva para que o Contorno ficasse pronto ainda neste ano”, afirmou o governador.
Casagrande também destacou o avanço nas tratativas em relação a continuidade das obras de duplicação da BR-101 e da implantação da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). “Todos esses anúncios são problemas antigos e gargalos para o nosso desenvolvimento. Nunca seremos um grande estado consumidor, mas podemos ser um grande prestador de serviços e para isso precisamos ter uma boa logística. A vinda de tantos ministros mostra a boa relação e a integração do Governo Federal com o Estado do Espírito Santo”, pontuou.
“No Novo PAC também estão previstos recursos necessários para obras, que mesmo seguindo em um calendário normal, não estejam concluídas até 2026. Se o país quiser crescer ao longo de muitos anos, incluindo milhares de brasileiros, precisamos pensar em investimentos sustentáveis e isso se faz com planejamento, é planejar verdadeiramente um estado. Para isso precisamos de tempo, de planejamento a longo prazo e é isso que nós queremos fixar com o planejamento do Novo PAC”, acrescentou o ministro Rui Costa.
Entre as principais obras para o Espírito Santo, estão a Barragem Rio Jucu, a ampliação do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) e o projeto público de duplicação e estudo de concessão da BR-262. Também serão finalizadas obras importantes como uma nova unidade de produção de petróleo e gás natural no Parque das Baleias, o Contorno do Mestre Álvaro na Serra (BR-101) e o novo Hospital Geral de Cariacica.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos), comentou as medidas anunciadas pelo governo federal. “É uma satisfação muito grande. A várias mãos nós, capixabas, escrevemos uma nova história. É preciso fazer justiça, esse não é um governo que vai contemplar partidos políticos, mas sim pessoas, cidadãos, e, em especial, aqueles que mais precisam”, afirmou Marcelo Santos.
Investimentos
Para melhorar a mobilidade, o Governo Federal vai destinar recursos para construção de novos trechos das rodovias BR-259 e BR-482, para acesso a Guandu e o contorno de Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente. Também está contemplada a finalização da construção do contorno de Serra em Mestre Álvaro (BR-101) e do acesso a Capuaba (BR-447). Estão previstas ainda as duplicações da BR-259 (João Neiva – Colatina – Aimorés) e da BR-262. Outras obras previstas alcançam o Aeroporto de Vitória, portos e ferrovias com o objetivo de tornar o transporte do estado mais sustentável e eficiente.
Pelo programa Minha Casa, Minha Vida serão finalizadas 3.273 unidades habitacionais e construídas 1.268 novas unidades, um total de 4.541 moradias. Nas áreas da saúde e educação estão previstas novas escolas, creches, quadras e unidades de saúde, que serão retomadas ou concluídas, totalizando 40 obras.
Os investimentos em transição energética, em descarbonização, em mineração segura e sustentável e no combate à pobreza energética estão entre as prioridades do Governo Federal e também chegam ao Espírito Santo, com a finalização de 950 quilômetros em linhas de transmissão em três regiões (Morro do Chapéu II – Poções III; Poções III – Medeiros Neto II; Medeiros Neto II – João Neiva 2); a implantação de nova unidade de produção de petróleo e gás natural no Parque das Baleias e mais 1.069 quilômetros de linhas de transmissão pelo Estado.
Com as obras do Novo PAC, cidades do Espírito Santo ganharão novas infraestruturas e serviços que transformam a vida das pessoas, como o projeto Periferia Viva, em São Mateus, além de obras de contenção de encostas e drenagem em Vila Velha e Cariacica. Também serão realizadas melhorias na estação de tratamento de esgoto, em Colatina, e a implantação do saneamento integrado e urbanização nos bairros São Benedito, Consolação, Bonfim, Penha, Itararé e Gurigica, em Vitória.
Lançado em agosto deste ano, o programa vai investir R$ 1,7 trilhão em todos os Estados do Brasil. O Novo PAC está organizado em Medidas Institucionais e em nove Eixos de Investimento.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)