Eleita para seu primeiro mandato de deputada estadual em 2022, tornando-se a mulher com a maior votação na história da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, com 52.221 votos, Camila Valadão teve seu nome aprovado como pré-candidata do Psol para a disputar a Prefeitura de Vitória nas eleições de outubro de 2024. O nome de Camila foi aprovado no último sábado (16/09), na etapa estadual do Congresso Nacional do partido, que vai acontecer entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília. A parlamentar comentou nas redes sociais a aprovação de seu nome, afirmando que a cidade de Vitória “precisa de UMA chance para sair das mãos daqueles que representam o retrocesso e a devastação dos direitos e serviços públicos.”
Camila Valadão é mais um nome que surge para a disputa do cargo que hoje é ocupado pelo delegado de Polícia Civil licenciado Lorenzo Pazolini (Republicanos). Já se colocaram também como pré-candidatos os deputados estaduais Tyago Hoffmann (PSB), João Coser (PT) – que foi prefeito de 2005 a 2012 –, Fabrício Gandini (Cidadania), Mazinho dos Anjos (PSDB) e Capitão Assumção (PL); o ex-prefeito e ex-deputado Federal, o economista Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que comandou o Executivo Municipal de 1997 a 2004. O próprio Pazolini será candidato à reeleição. Também já se manifestaram interesse na disputa: Luciano Rezende (Cidadania), prefeito da Capital de 2013 a 2020; o ex-deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB); e a atual vice-prefeita Capitã Estéfane (Patriota). Também é cotado para entrar na disputa o atual secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho (Podemos).
Graduada em Serviço Social e doutora em Política Social, Camila Valadão, que foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social e integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, foi eleita vereadora por Vitória em 2020 com 5.625 votos:
“Hoje aconteceu o Congresso Estadual do PSOL com a representação de delegados e delegadas de várias cidades do Espírito Santo. É o PSOL vivo e fortalecido para enfrentar os desafios do próximo período! Entre as resoluções deliberadas, destaco a aprovação por consenso da nossa pré-candidatura para a Prefeitura de Vitória. Agradeço aos/às camaradas pela confiança para representar o PSOL em um momento tão importante da conjuntura da nossa cidade. “As expressivas votações que tivemos nas últimas eleições mostram que o povo capixaba, em especial os moradores de Vitória, confiam na nossa forma séria, ética e comprometida de fazer política. É pela certeza que Vitória precisa de uma chance para sair das mãos daqueles que representam o retrocesso e a devastação dos direitos e serviços públicos que o Psol aprovou a nossa pré-candidatura. Vamos com tudo para construir um projeto democrático, popular e plural que transforme a vida das pessoas que vivem e trabalham em Vitória”, pontuou Camila Valadão, ao lado do advogado e vereador André Moreira (Vitória/Psol), um dos maiores incentivadores de sua pré-candidatura à sucessão de Pazolinbi.
Na reunião de sábado, o Psol ressaltou os resultados eleitorais vitoriosos obtidos nas eleições de 2020 e 2022, elegendo a primeira vereadora negra da cidade de Vitória e a mulher mais votada da história do Espírito Santo na Assembleia Legislativa – Camila Valadão –, ampliando também a representação no parlamento capixaba com a posse do vereador André Moreira, que substituiu Camila como suplente.
A resolução destaca, ainda, que “o Psol Espírito Santo seguirá dialogando com as forças progressistas para a construção de alternativas para derrotar o atual prefeito Lorenzo Pazolini e as forças da direita e do bolsonarismo na cidade”.