O projeto social “Todos pela Natação: Só Para Elas” promoveu no último sábado (02/09) um evento de lançamento da iniciativa. Nem o tempo nublado e a chuva impediram o brilho da festa, realizada no Parque Aquático da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória. No evento, aconteceu a entrega de materiais como camisetas, bermudas, maiôs, toucas e óculos para as alunas inscritas no projeto, que completa seis meses.
O festa contou com a presença especial do atleta olímpico e natural de Vitória João Gomes Junior, que foi campeão Pan-Americano em Lima, Peru, em 2019, e da nadadora capixaba Tamy Venturin. Após a entrega do material e da fala dos atletas e dos dirigentes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Federação Aquática Capixaba (FAC) e da Ufes, as alunas fizeram uma exibição na piscina.
No total, 468 crianças e adolescentes são beneficiadas com aulas gratuitas de natação. As atividades do projeto tiveram início em março deste ano. A iniciativa é do projeto é da CBDA, em parceria com a Federação Aquática Capixaba por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). Tem apoio da Ufes, que cede seu Parque Aquático para as alunas, e da Arcelomittal.
Sancionada pelo governador Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo, em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltadas para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com o foco na melhora dos resultados em competições.
Como patrocinar
As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da Lei de Incentivo, a LIEC, podem acessar o site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Caso haja algum de interesse, a empresa pode entrar em contato com a Sesport para receber mais informações dos proponentes.
O Projeto Social Todos Pela Natação: Só Para Elas é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com a Federação Aquática Capixaba, a UFES, que sede o Parque Aquático para o Projeto, e a Arcelomittal, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Estadual do Espírito Santo.
Atualmente, o ‘Projeto Social Todos Pela Natação: Só Para Elas’ atende 418 meninas a partir dos 6 anos de idade, que estejam matriculadas na rede pública de ensino de Vitória. As crianças têm acesso à iniciação na Natação como modo de prevenção a afogamentos, desenvolvimento da coordenação motora, além dos benefícios da prática esportiva.
(Fotos: Wagner Chaló/Petra Comunicação)