A menos de um mês de completar 472 anos – o aniversário da cidade é em 8 de setembro –, Vitória ganhou nesta quarta-feira (09/08) um excelente presente: o início das obras de reforma dos prédios e dos cinco armazéns do Porto de Vitória, localizado no coração da Capital capixaba, em frente ao Palácio Anchieta. A restauração dos armazéns vai impulsionar o comércio e resgatará a história e a cultura dos capixabas, conforme salientou o governador Renato Casagrande (PSB), presente na solenidade realizada em uma área do porto, que desde abril de 2022 passou a ser administrado pelo Fundo de Investimentos em Participações Shelf 119, que, liderado pela Quadra Capital, venceu o leilão de privatização da antiga Codesa – a partir de fevereiro de 2023, porém, a ex-estatal passou a ser chamar Vports.
“Esse momento mexe muito com a memória afetiva de todos os capixabas por se tratar da recuperação histórica e cultural do Centro de Vitória. A Vports está fazendo um investimento muito importante na revitalização. O apoio de investimentos da Vportes, somados aos investimentos do Governo do Estado, da Prefeitura e de outras empresas instaladas na Capital, é salutar. A atividade portuária capixaba é um patrimônio histórico e cultural do nosso Estado, e faz parte da vocação logística e econômica do Espírito Santo”, pontuou Casagrande, que saiu a pé do Palácio Anchieta, desceu a escadaria que dá acessão à Avenida Jerônimo Monteiro, atravessou a Getúlio Vargas e foi recebido pela direção da Vports no portão de entrada do Porto de Vitória.
De acordo com a Vports, a reforma vai englobar etapas de recuperação estrutural, tratamento de patologias do concreto, infiltrações e reforma das estruturas. A primeira etapa contempla o reforço estrutural dos armazéns e prédios. O projeto faz parte das obrigações do caderno de encargos da concessionária, que investirá aproximadamente R$ 130 milhões em infraestrutura e superestrutura portuária. A primeira fase do projeto contempla limpeza e tratamento de fachadas, além do reforço estrutural. A cor será escolhida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, retratando as cores originais dos armazéns à época de sua construção.
“Além de ser uma parte importante do porto, que, pelas condições estruturais, não pode ser utilizada, o conjunto dos cinco armazéns tem uma importância social e histórica significativa para a comunidade de Vitória. Reformar essa estrutura é representativo em vários aspectos. O projeto reafirma nosso compromisso em apoiar a revitalização do centro de Vitória com a melhoria da ambiência da região, garantindo a integração entre a cidade e o porto”, considera o diretor-presidente da VPorts, Ilson Hulle, que apresentou um vídeo de como ficarão os prédios e os armazéns.
As estruturas dos armazéns foram construídas nas décadas 40 e 50, o que remete ao século XX devido à arquitetura singular, que foi parcialmente mantida ao longo dos anos. A equipe da VPorts está em fase de estudos para definir a finalidade dos armazéns, após a conclusão das obras, prevista para maio de 2024.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), agradeceu a direção da Vports por levar para o Centro da Capital um projeto de modernização em sincronia com a sociedade: “O que está sendo mostrado hoje aqui é um belo exemplo de reconstrução. É preciso entender que o Poder Público não tem condições de fazer tudo sozinho e o apoio da iniciativa privada é fundamental. Essa sinergia da empresa privada com os Poderes Estadual e Municipal propicia uma ambiente favorável para a população e nossa cidade”, afirmou Pazolini, que apresentou também obras de reforma e construção que a Prefeitura vem realizando para resgatar o Centro de Vitória, como o Mercado da Capixaba, Viaduto de Caramuru, Museu Capixaba do Negro, a nova Escola São Vicente de Paulo e a requalificação das Ruas Sete e Gama Rosa.
O governador Renato Casagrande encerrou a cerimônia dizendo que os armazéns do Porto de Vitória também mexem com sua memória afetiva: “Nas campanhas eleitorais, eu chegava aqui às 4 horas da madrugada para pedir votos aos trabalhadores portuários – estivadores, doqueiros, dentre outros. O Porto de Vitória está totalmente integrado na vida dos capixabas”, afirmou ele.
Casagrande citou também obras executadas pelo Governo do Estado que embelezam a Capital, ao mesmo tempo em que estão dando novo dinamismo à mobilidade urbana: “Já inauguramos o Portal do Príncipe, que, junto aos armazéns do Porto de Vitória, representam a porta de entrada para Vitória; já temos também a Casa do Turismo Capixaba – antiga sede do Saldanha da Gama – e em breve inauguraremos a Casa dos Startups. Vários órgãos públicos estão retornando para o Centro. Em breve, teremos a volta do Aquaviário que, embora seja um modal de transporte, vai incrementar o turismo para que mais pessoas possam conhecer Vitória, Vila Velha e Cariacica. E também vamos mostrar logo a ampliação das pistas da Terceira Ponte, com sua Ciclovia da Vida”, destacou o governador.
Renato Casagrande afirmou que ele e o vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (PSDB), sempre apostaram no modelo utilizado para a privatização da antiga Codesa e sempre acreditaram no compromisso assumido pela Vports: “Nós apostamos que o processo de privatização do porto dará resultados positivos para o Espírito Santo. Esse modelo usado está sendo experimentado em nosso Estado. Sabemos da responsabilidade da Vports tem com o nosso Estado, com seus funcionários, com as empresas que contratam seus serviços e com a população. E hoje está se dando mais um passos muito importante para a nossa história”, pontuou Casagrande.