O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), acaba de cumprir mais um compromisso com a população. Ele protocolou, no final da tarde desta sexta-feira (14/07), na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que regulamenta a Escola Cívico Militar no município. Na última quarta-feira (12/07), o prefeito já havia informado, em primeira mão ao Blog do Elimar Côrtes, que iria manter e até ampliar o modelo de escolas cívico-militares. Na ocasião, a afirmação foi feita depois que o Governo Federal anunciou o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma vez que o Ministério da Educação (MEC) havia enviado ofício aos secretários de Educação dos Estados informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.
Caso a proposta do Executivo Municipal seja aprovada, a Prefeitura pode, a qualquer tempo, transformar todas a escolas municipais de Cariacica em cívico-militar, que é, na verdade, um desejo da maioria da população. Euclério Sampaio não perdeu tempo e saiu na frente. Ele encaminhou à Câmara Municipal de Cariacica o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação e transformação de unidades de ensino em escolas cívico-militares na Rede Municipal de Ensino Fundamental do Município de Cariacica.
Na justificativa, o prefeito sustenta que “a proposição que submetemos à análise dos Nobres Vereadores visa a implementação da melhoria da qualidade da educação de Cariacica mediante a instituição e transformação de Unidades de Ensino em escolas Cívicos-Militares da Rede Pública de Ensino Fundamental, uma vez que as Escolas Cívico Militares são instituições de ensino diferenciadas.”
Segundo o prefeito, a educação do Município de Cariacica contribui no desenvolvimento de valores para cada indivíduo, tais como disciplina, respeito à hierarquia, compromisso com o estudo, o respeito às leis, aos direitos e deveres do cidadão e da religião, contemplado em todas Unidades de Ensino. “Contudo, a Cívico Militar, para além dos valores mencionados acima, este formato preconiza o civismo e do patriotismo, ambos com foco em bons resultados do processo de ensino aprendizagem numa perspectiva de Escolas Sustentáveis, tendo como referência a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, salienta Euclério Sampaio.
“Todas as Unidades de Ensino, inclusive as Cívico Militares de Cariacica, permeiam sua proposta pedagógica nos princípios filosóficos e sociológicos assegurando conhecimentos e habilidades. Alguns desses conhecimentos e habilidades têm sido chamadas de “competências sócio emocionais” ou “competências para o século 21”, que apresenta os “quatro pilares” que convergem para a formação de um ser humano mais preparado para enfrentar os desafios de um mundo cujas perspectivas para o futuro estão cada vez mais incertas. São eles: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer. Essas aprendizagens traduzem uma concepção integradora de educação, que pode ser aprimorada pela aplicação correta em escolas e de acordo com suas respectivas realidades locais”, pontua o prefeito da proposta legislativa.
Segundo Euclério Sampaio, nas escolas cívico-militares os professores permanecem totalmente encarregados pelas aulas e pelo ensino, enquanto os militares coordenam a Unidade Disciplinar e ministram as aulas do Componente Curricular de Ética e Cidadania. “A educação é um direito de todos, então cada indivíduo da sociedade precisa resgatar a vontade de exercer a cidadania possibilitando assim, condições de enfrentamento aos desafios”, pondera o mais popular prefeito do Espírito Santo.
Caso o PL seja aprovado, o modelo de escola cívico-militar em Cariacica passa a ser um programa do Município e da população e não apenas de governo. Ou seja, é algo que ficará para a sociedade poder usufruir, independente das futuras gestões.