A Secretaria de Estado de Políticas das Mulheres e a Prefeitura Municipal de São Mateus inauguraram, na quinta-feira (11/05), o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência-Margaridas naquela cidade. Trata-se do quarto equipamento instalado nas quatro Macrorregiões do Espírito Santo, ofertando um atendimento humanizado e acolhedor para mulheres vítimas das mais diversas violências. A sede fica na Avenida João Nardoto, n° 09, no bairro Jaqueline, em São Mateus.
A criação dos quatro Centros e de seis Núcleos Regionais de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência – Centros e Núcleos Margaridas, compõe a cartela de projetos desenvolvidos, inicialmente pela Subsecretaria de Política para Mulheres, e que hoje estão sob a coordenação da Secretaria das Mulheres (SESM).
O Núcleo Margaridas em cada uma das Macrorregião compõe a cartela de projetos semelhantes e estratégicos do Governo do Estado no que se refere à estruturação das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo. Atende ao Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e ao Pacto Estadual pelo Enfretamento à Violência Contra as Mulheres. O Centro Margaridas de São Mateus atende aos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiro, Ponto Belo e São Mateus.
A secretária de Estado de Políticas das Mulheres, Jacqueline Moraes, informou que o projeto dos Centros e Núcleos Regionais de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência-Margaridas está completamente implantado com a inauguração dos quatro unidades: Macrorregião Metropolitana (Cariacica), Norte (São Mateus), Central (Linhares) e Sul (Cachoeiro de Itapemirim). Outras 10 unidades serão construídas em outras cidades, contribuindo para a erradicação de toda a forma de violência contra as mulheres, bem como do resgate e fortalecimento de sua cidadania, através da ampliação e fortalecimento da rede de serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência no Estado.