O promotor de Justiça Leonardo Augusto de Andrade Cézar dos Santos foi eleito, na sexta-feira (28/04), novo presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (Aesmp). Ele encabeçou a Chapa14 (“União e Independência”) e obteve 206 votos, contra 147 votos da Chapa 10 (“Unidade, Ação e Equilíbrio”), liderada pelo procurador de Justiça Emmanoel Arcanjo Gagno. Segundo a Aesmp, foram registrados ainda sete votos em ‘brancos’ e oito ‘abstenções’. Leonardo Augusto vai substituir o atual presidente, o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa, para o próximo biênio (2023-2025).
Depois da vitória, Leonardo Augusto, que atua no Tribunal do Júri de Vitória, depois de trabalhar na Promotoria de Justiça de Nova Venécia, comemorou, afirmando que o mais importante é a união em nossa defesa e fortalecimento da classe:
“UNIÃO. Esta é a palavra-chave da nossa chapa! É o que queremos e buscamos para a AESMP. Não existem dois, três, quatro caminhos, pois o objetivo da classe é único: nossa defesa e fortalecimento. Quando entramos na profissão, escolhemos servir à sociedade. Hoje, nós da Chapa União e Independência decidimos que também podemos e queremos fazer mais por nossa classe. E o associativismo é o caminho certo para esse objetivo. Conte com cada um de nós nessa empreitada!”, pontuou, em suas redes sociais, o novo presidente da Aesmp, que já tomou posse administrativa na mesma sexta-feira. A posse festiva ainda vai ter dada definida pela nova diretoria.
Na mesma chapa, foram eleitas duas mulheres para as vices-presidências: a promotora de Justiça aposentada Ana Maria Mai como 1ª vice-presidente e a promotora de Justiça da ativa Vanessa Monteiro Fraga de Barros como 2ª vice-presidente.
Esta foi a segunda eleição em 15 dias. É que o pleito do dia 14 de abril teve que ser anulado por conta de problemas no sistema de contagem de votos. A Comissão Eleitoral da primeira votação renunciou e o presidente da Aesmp, Pedro Ivo de Sousa, teve que convocar uma nova Comissão, que conduziu o pleito de sexta-feira. Neste último, que elegeu Leonardo Augusto, a votação transcorreu de maneira tranquila e sem os atropelo do primeiro pleito.