O governador Renato Casagrande (PSB) participou, na manhã desta quarta-feira (15/03), do teste da embarcação do novo Aquaviário. A comitiva saiu da Capitania dos Portos, na Enseada do Suá, em Vitória, e seguiu pela Baía de Vitória até a estação de Porto de Santana, em Cariacica. Depois, deu uma volta na Prainha de Vila Velha e retornou à Capitania dos Portos. O governador aprovou o sistema:
“Gostei muito”, disse ele logo no início da coletiva à imprensa, assim que desceu da lancha. “O Aquaviário é uma forma de mobilidade mais ágil e eficiente, mesmo não transportando tantas pessoas ao mesmo tempo. Além disso, a experiência de viajar de barco é única e proporciona uma vista privilegiada da nossa Baía de Vitória, que é linda. Com a integração com outros modais de transporte, como ciclovias e ônibus, o Sistema Transcol se torna ainda mais completo e acessível para todos. Estamos muito animados com esse teste e, em maio, iniciamos a operação do Aquaviário, algo tão sonhado pela população capixaba”, afirmou Renato Casagrande.
Inicialmente, o sistema terá outras duas estações: Praça do Papa, na Capital, e Prainha, em Vila Velha. Ambas estão em obras para a construção dos pontos de embarque e desembarque de passageiros. A previsão é que as atividades sejam iniciadas até maio. No futuro, o Governo colocará também em funcionamento a estação da Rodoviária da Ilha do Príncipe.
O modelo de embarcação tem capacidade para 98 passageiros e dois tripulantes, e está equipado com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo. A implantação do novo modal é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade urbana. O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado.
De acordo com o governador, o sistema vai transportar cerca de 5 mil passageiros por dia, o que, segundo ele, ainda é pouco. No entanto, salientou que a vantagem é que as estações estarão adaptadas para a integração com os ônibus do Sistema Transcol, que atendem a população de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari e Praia Grande, em Fundão. “O Aquaviário vai melhorar a vida das pessoas que precisam se deslocar para o Centro, Enseada do Suá, Bento Ferreira, Praia do Suá, Prainha de Vila Velha, Porto de Santana e outros bairros da Grande Vitória”, pontuou Renato Casagrande.
A comitiva teve a presença dos prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos); do capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos; além de secretários de Estado e outras autoridades.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que o novo sistema contará com três embarcações que vão atender as três estações (Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana). “Nós estamos muito felizes com esse evento, que é mais um passo que nos aproxima do início das atividades do Aquaviário. O usuário que utilizar esse serviço irá pagar apenas uma tarifa, pois ele irá funcionar de forma integrada ao Sistema Transcol, por meio do CartãoGV. Será mais uma opção para o deslocamento da população com conforto e segurança, além do atrativo turístico”, pontuou.
Sobre o atraso para o início da operação do sistema – adiado em novembro de 2022, novamente em abril de 2023 e por último previsto para maio –, o secretário Fábio Damasceno afirmou que o transporte por lancha não é um sistema normal de se entregar. “Nos ônibus, a gente compra ônibus; o ônibus vem, colocamos na rua, fica mais fácil. Já no Aquaviário, houve mesmo algumas demoras. Por exemplo, além da construção das estações, tem a questão do mar, muita chuva, problema de mar, de obra. As lanchas precisam estar 100% vistoriados pela Capitania dos Portos. Quando o primeiro barco chegou, precisou passar por alguns ajustes. Estamos construindo o Aquaviário juntos. Por isso, estamos falando de até sete meses para ter um sistema seguro e bem executado. É importante ter certeza do que nós estamos lançando, não podemos ir atropelando”, completou o secretário.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)